Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...
Cidades

SMS discute reestruturação da rede de informações estratégicas em saúde

Redação
Por Redação
SMS discute reestruturação da rede de informações estratégicas em saúde
Coordenadora do CIEVS Goiânia, Jennifer Caetano, participa dos grupos de trabalho para a apresentação de propostas estruturantes para a nova
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia participa, entre os dias 12 e 14 de agosto, da Oficina Nacional de Avaliação da Portaria da Rede Nacional dos Centros de Informações Estratégicas para a Vigilância em Saúde (CIEVS), em Brasília. O evento tem o objetivo de debater propostas estruturantes para a construção da nova portaria que regulamentará a atuação dos CIEVS em todo o país.

"Os centros de informações estratégicas são estruturas técnicas especializadas na detecção, monitoramento, análise e resposta rápida a eventos que ameacem a saúde pública, como surtos e epidemias", explica a coordenadora do CIEVS Goiânia, enfermeira Jennifer Caetano. "É um serviço de inteligência epidemiológica que garante que o sistema de vigilância em saúde atue de forma ágil, articulada e baseada em evidências diante de potenciais emergências", diz a profissional.

Os centros de informações estratégicas foram instituídos no Brasil a partir de 2006 e são pontos focais de contato com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para a vigilância em saúde e operacionalização do Regulamento Sanitário Internacional. A atuação da rede de CIEVS no país foi regulamentada pela Portaria 4.641/2022, com a grande relevância dos centros durante a pandemia de Covid-19, responsáveis pela elaboração de boletins epidemiológicos, planos de contingência, notas técnicas para orientação da população e criação de estratégias de resposta.

Publicidade

"Agora nós estamos reavaliando ponto a ponto essa portaria, trazendo novas atribuições e perspectivas para que o trabalho dos CIEVS possa contribuir cada vez mais com o fortalecimento do SUS e com o controle e a redução de riscos à saúde da população", destaca Jennifer Caetano.

Aproximação

A participação na composição dos grupos de trabalho da oficina foi definida pelo Ministério da Saúde e de acordo com o titular da SMS Goiânia, Luiz Pellizzer, a capital tem ampliado a participação em fóruns estaduais e nacionais de saúde. "Goiânia passou muito tempo à margem das discussões, iniciativas e inovações no SUS. Nós estamos pouco a pouco retomando o protagonismo", disse o secretário.

Durante a oficina, a coordenadora do CIEVS Goiânia destacou a experiência exitosa do município com a aproximação das comunidades escolares. "Os centros de ensino são locais com grande aglomeração de pessoas e que podem contribuir muito com a vigilância em saúde, com a identificação precoce de casos e surtos. Em Goiânia passamos a manter diálogo e monitoramento contínuos nas escolas para fortalecer as notificações", afirmou a enfermeira.

Fotos: Divulgação/SMS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR