Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...
Cidades

Prefeitura de Goiânia promove ação integrada no Terminal Paulo Garcia no Setembro Amarelo

Redação
Por Redação
Prefeitura de Goiânia promove ação integrada no Terminal Paulo Garcia no Setembro Amarelo
Prefeitura de Goiânia realiza ação no Terminal Paulo Garcia em alusão ao Setembro Amarelo | Fotos:
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia levou, na segunda-feira (8/9), escuta qualificada, orientações sociais e apresentações musicais para o Terminal Paulo Garcia. Ação integra a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida. Iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), em parceria com o Instituto Suassuna e o Instituto Brasil Central de Educação e Saúde (IBCES).

Durante a ação, psicólogos ofereceram escuta especializada e atendimentos emergenciais, em uma abordagem humanizada que alcançou especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo a SEMASDH, foram realizadas mais de 2 mil abordagens, incluindo encaminhamentos de pessoas em situação de rua. A atividade contou com apoio da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com o psicólogo Danilo Suassuna, representante do Instituto Suassuna, a campanha deve ser vista de forma ampla. "Não podemos pensar o Setembro Amarelo apenas pela ótica da psicologia. Ele precisa ser transversal, dialogar com a assistência social, as políticas públicas de direitos das mulheres e os direitos humanos como um todo", afirmou Suassuna.

Publicidade

A secretária Erizânia Freitas destaca que a ação faz parte de uma estratégia de valorização da vida. "O Setembro Amarelo nos lembra que a vida deve ser sempre prioridade. Nosso papel, enquanto gestão pública, é garantir espaços de acolhimento, de escuta e de garantia de direitos, fortalecendo a rede de proteção e dando condições para que cada pessoa se sinta apoiada e valorizada", disse.

Ação no terminal é uma das atividades que acontecem ao longo de setembro em diversos pontos da cidade. O Setembro Amarelo é um alerta para sinais como tristeza persistente, alterações no sono e no apetite, isolamento social e menções frequentes à morte. Identificar esses comportamentos em si ou em pessoas próximas é o primeiro passo para fortalecer a rede de apoio e salvar vidas.

A Prefeitura de Goiânia reforça que a população tem acesso a canais permanentes de atendimento. O Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188, funciona 24 horas por dia com apoio emocional gratuito e sigiloso. Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo 180, enquanto violações de direitos humanos devem ser informadas ao Disque 100.

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR