Aguarde, carregando...

Terça-feira, 23 de Junho 2026
Carregando jogos...
Cidades

Escolas municipais participam do Eco Escolas e reforçam ações de reciclagem e educação ambiental

Redação
Por Redação
Escolas municipais participam do Eco Escolas e reforçam ações de reciclagem e educação ambiental
Cada escola recebeu quatro bags, para acondicionar os materiais e separar papéis, plásticos, alumínios e
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o consórcio de limpeza urbana Limpa Gyn, desenvolve o projeto Eco Escolas: reciclando ideias, que une aprendizado, sustentabilidade e engajamento comunitário. A iniciativa começou no dia 5 de agosto e segue até novembro, período em que 37 escolas municipais irão realizar a coleta seletiva de materiais recicláveis.

Cada unidade recebeu quatro bags de 2m³ para o acondicionamento e separação de papéis, plásticos, alumínios e eletrônicos. Sempre que uma bag atinge a capacidade máxima, a escola solicita a retirada dos resíduos pelo Limpa Gyn, que encaminha o material para cooperativas cadastradas na prefeitura.

A cada bag recolhida, a escola recebe um ticket de validação que soma pontos no ranking geral. Ao atingir 100 tickets, equivalentes a 100 bags cheias, a instituição ganha como premiação um tablet ou equipamento semelhante. Além da coleta, as escolas participam de campanhas de conscientização, palestras, workshops e atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, incentivando práticas sustentáveis dentro e fora da sala de aula.

Publicidade

O prefeito Sandro Mabel destaca a importância da ação. "Esse projeto é fundamental para a formação de nossas crianças. Ele possibilita a consciência ambiental, além de contribuir para a limpeza da nossa cidade", enfatiza. Para a estudante Maria Luíza dos Santos, 11 anos, do 6º ano da Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, cada pessoa tem responsabilidade sobre o futuro do planeta. "Se cada um fizer a sua parte na proteção e preservação do meio ambiente, teremos um planeta mais limpo e protegido", afirmou.

Com foco na educação ambiental integrada ao cotidiano, o Eco Escolas pretende estimular o uso de materiais reciclados, a gestão responsável de resíduos e a inclusão de temas ligados à sustentabilidade no currículo escolar, fortalecendo a consciência ecológica entre crianças, jovens e toda a comunidade. A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, afirma que a proposta vai além da coleta seletiva: "Esse projeto contribui com a sustentabilidade nas escolas e também fora delas. É uma forma de formar cidadãos mais conscientes do papel que temos na preservação ambiental", diz.

Foto: Divulgação/SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR