Aguarde, carregando...

Terça-feira, 23 de Junho 2026
Carregando jogos...
Cidades

Prefeitura de Goiânia orienta unidades educacionais para se adaptarem durante o período de calor e baixa umidade do ar

Redação
Por Redação
Prefeitura de Goiânia orienta unidades educacionais para se adaptarem durante o período de calor e baixa umidade do ar
Hidratação reforçada, adequação de horários das atividades físicas e pedagógicas estão entre as
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), enviou ofício circular n°215/2025 às 381 instituições da rede municipal de Educação orientando escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) quanto aos procedimentos para enfrentar o período de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas na capital.

O documento alerta para a necessidade de conscientizar servidores, famílias e estudantes sobre os riscos de adoecimento e medidas a serem tomadas neste período, com atenção especial às crianças, que são mais suscetíveis a doenças relacionadas à exposição prolongada ao período de estiagem. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a adequação das aulas de Educação Física, ingestão de água e sucos naturais, evitar alimentos de difícil digestão, utilizar toalhas ou panos umidificados e recipientes com água nos ambientes, evitar banhos quentes, usar roupas de cor clara e tecidos leves, usar alguma proteção ao expor-se ao sol e manter o ambiente ventilado, com portas e janelas abertas, se possível.

Atividades pedagógicas

Publicidade

Com o aumento da temperatura, as instituições já iniciaram diversas atividades para mudar a rotina e proporcionar conforto às crianças matriculadas.O planejamento das instituições incluem banhos de mangueira, atividades ao ar livre em áreas sombreadas, uso de duchas, rodas de leitura, piquenique, entre outras práticas que promovem bem-estar e cuidado.

O Cmei Village Atalaia, todos os anos, já inclui no planejamento as atividades. "As mais preferidas pelas crianças são as que incluem água, como o banho dos brinquedos. Nesses momentos, são trabalhados conceitos como partilha de brinquedos, estímulo às interações com os pares e com o ambiente, e conscientização sobre a preservação da água. As atividades ajudam no bem-estar físico, além de estimular a exploração, criatividade e socialização", ressalta a diretora Anna Paula Canedo.

Foto: Divulgação/SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR