Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...
Cidades

Prefeitura de Goiânia inaugura primeira horta comunitária em unidade básica de saúde da capital

Redação
Por Redação
Prefeitura de Goiânia inaugura primeira horta comunitária em unidade básica de saúde da capital
Com 100 metros quadrados, o local terá o cultivo de rúcula, alface, chicória, acelga e
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), inaugurou nesta quinta-feira (7/8) a primeira horta comunitária em uma unidade básica de saúde da capital. O espaço foi instalado no Centro de Saúde da Família Ville de France, no Distrito Leste. A horta é a sexta instalada dentro do projeto que prevê a implantação de 50 plantações urbanas em diferentes regiões da cidade.

Com 100 metros quadrados, o local terá o cultivo de rúcula, alface, chicória, acelga e espinafre. A ação envolve diretamente dez servidores da unidade e contará com o apoio da comunidade local, que participará do plantio, manejo e colheita. Todo o projeto foi executado sem custo para o município, com insumos doados pelo Sistema Senar/Faeg, parceiro permanente da Sedicas nas hortas urbanas.

A proposta nasceu do interesse dos próprios servidores da unidade de saúde, que identificaram na horta uma forma de fortalecer os laços com a comunidade e entre os colegas de trabalho. Com função social e terapêutica, a iniciativa foi levada à Sedicas, que assumiu a coordenação do projeto. A secretaria realizou visitas técnicas, acionou a Comurg para limpeza e estruturação do espaço e conduziu a implantação da horta.

Publicidade

"A Sedicas vem implantando hortas urbanas em diferentes regiões da cidade, com foco em sustentabilidade, educação alimentar e geração de bem-estar. Trazer esse modelo para dentro de um espaço público mostra a versatilidade e o alcance social desse projeto, que é liderado pela nossa secretaria com muito orgulho", afirmou o secretário da Sedicas, Diogo Franco.

A solenidade de inauguração contou com a presença da vice-prefeita Coronel Cláudia; do secretário de Saúde, Luiz Pellizzer; do diretor sanitário do Distrito Leste, Bruno Santiago; além de Sáudio Vieira Peixoto, coordenador regional do Senar; Marco Gesteira, mobilizador da Faeg; e o vereador Igor Franco.

Fotos: Sedicas

Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR