A tranquilidade marcou o início das eleições em São Paulo na manhã deste domingo (4), na 6ª Zona Eleitoral do bairro Paraíso, na zona sul paulistana. Com fluxo rápido e pouca espera, os cidadãos compareceram cedo às urnas para exercer o direito ao voto logo nas primeiras horas do dia, evitando aglomerações.
Localizado próximo à estação de metrô Vergueiro, o posto de votação registrou uma movimentação composta majoritariamente por idosos e voluntários da Justiça Eleitoral por volta das 9h. O processo ágil permitiu que o público concluísse a votação em poucos minutos.
Para a advogada Vanessa Gomes, que compareceu acompanhada do marido, votar logo cedo é uma forma de garantir a participação democrática sem imprevistos. Ela ressaltou a simplicidade do processo de votação, que exige apenas a apresentação de um documento oficial de identidade com foto.
'É a principal ferramenta que a população possui para fazer valer a democracia, independentemente de posicionamento político', afirmou Vanessa à Agência Brasil. Ela também recomendou que os eleitores consultem previamente suas seções eleitorais para evitar contratempos e aproveitar o restante do domingo.
A técnica em gestão previdenciária Inês Teixeira do Amaral também adotou a estratégia de comparecer cedo para fugir de eventuais filas. Segundo ela, exercer o voto é um compromisso essencial para a cidadania, que vai muito além da simples obrigatoriedade legal do pleito.
Acompanhando Inês, a funcionária pública Elaine Martins reforçou a importância do ato de votar para definir os rumos da sociedade. Elaine destacou que a presença nas urnas é fundamental para assegurar que os direitos de todos os cidadãos sejam devidamente respeitados e mantidos.

Viver Goiás