Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 30 de Abril 2026
Noticias

Simulado de emergência mobiliza moradores de sete bairros em Goiânia

Agência GO

Redação
Por Redação
Simulado de emergência mobiliza moradores de sete bairros em Goiânia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Saneago, em parceria com órgãos de segurança e defesa civil, realiza no próximo dia 6 de maio, às 15h, o simulado de emergência da Barragem do Ribeirão João Leite, em Goiânia. A ação envolve moradores de bairros localizados na Zona de Autossalvamento (ZAS) e tem como objetivo preparar a população e as instituições para atuação coordenada em uma situação hipotética de rompimento.

O exercício será realizado simultaneamente em áreas dos bairros Jardim São Judas Tadeu, Jardim Pompéia, Santa Genoveva 2, Vila Maria Rosa, Residencial Guanabara, Residencial Felicidade, Condomínio Parque dos Cisnes, além de regiões adjacentes.

Durante o simulado, será acionado um sinal sonoro para indicar o início da atividade. A partir desse momento, os moradores deverão se deslocar pelas rotas de fuga já sinalizadas até os pontos de encontro previamente definidos. Equipes técnicas e operacionais acompanharão toda a movimentação.

Publicidade

Simulado de emergência

O simulado é a etapa final de um conjunto de ações realizadas nos últimos meses na ZAS. Equipes percorreram os bairros em duas etapas de visitas domiciliares, com cadastro de moradores e entrega de materiais informativos. Também foram realizadas reuniões com moradores e lideranças comunitárias e ações de comunicação para orientar a população.

Além disso, as rotas de fuga foram sinalizadas com placas indicativas que orientam o deslocamento em caso de emergência.

O simulado permite testar, em campo, o funcionamento do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem, instrumento que define responsabilidades, fluxos de comunicação e medidas de resposta em situações de risco e que está disponível para a população no site da Saneago: https://saneago.com.br/2023/arquivos/1560-R-PSB-FIN-06-00V6-PAE.pdf

A ação envolve a atuação conjunta de diferentes instituições que integram a Comissão Mista de Acompanhamento do PAE, incluindo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, órgãos ambientais e equipes da própria Saneago.

Treinamento preventivo

A Saneago reforça que o simulado é um treinamento preventivo e não indica qualquer situação real de risco. A iniciativa segue diretrizes da legislação federal de segurança de barragens e tem como foco a proteção da população, do meio ambiente e do sistema de abastecimento de água.

A participação dos moradores é fundamental para que todos conheçam, na prática, os procedimentos de segurança e estejam preparados para agir com rapidez e segurança, caso necessário.

O post Simulado de emergência mobiliza moradores de sete bairros em Goiânia apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

FONTE/CRÉDITOS: Kattia Barreto

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR