A Polícia Federal deflagrou a Operação Indefeso nesta quarta-feira (28) para desmantelar um esquema de fraudes na concessão do benefício do Seguro Defeso no estado do Maranhão. O plano criminoso poderia gerar um rombo estimado em R$ 10 bilhões aos cofres públicos ao longo de cinco anos.
A ação contou com o suporte da Controladoria-Geral da União e mobilizou cerca de 160 agentes federais. Foram cumpridos 35 mandados de busca em 16 municípios maranhenses, além do afastamento de dois servidores públicos suspeitos.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de aproximadamente R$ 400 milhões em bens dos investigados para assegurar o ressarcimento ao erário. 17 medidas cautelares diversas da prisão também foram aplicadas.
“As investigações apontam a existência de esquema de fraudes envolvendo a concessão indevida do Seguro Defeso, mediante a inserção de informações falsas em sistemas governamentais, a utilização de documentos fraudulentos e a possível participação de agentes públicos e particulares”, destaca a corporação.
Nas diligências, as autoridades apreenderam armas, veículos, documentos e aparelhos celulares. Os suspeitos poderão responder por estelionato previdenciário, organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.
O inquérito continuará com a análise do material recolhido para mapear a extensão total da rede criminosa.

Viver Goiás