Quando uma escola é reformada, toda comunidade é beneficiada. Foi partindo desse entendimento que a Prefeitura de Goiânia enviou recursos extras e investiu na reformas de todas as unidades de educação ao mesmo tempo. Ao todo, R$ 64 milhões foram destinados pela gestão do prefeito Rogério para o Escola Viva, programa que permite a autonomia financeira das instituições de ensino.
Foi a primeira vez na história administrativa da cidade que isso aconteceu. Até então, recursos eram enviados conforme as demandas chegavam à Secretaria Municipal de Educação (SME). Com o envio desses novos recursos, famílias de estudantes e crianças matriculadas celebram as melhorias estruturais registradas nos últimos dois anos.
Pais e responsáveis da Escola Municipal Alto Do Vale e do Cmei Jardim América, unidades de regiões diferentes da cidade, reforçam a importância do projeto e citam benefícios que só foram conquistados porque o município enviou repasses extras, de forma decentralizada, para as próprias escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Capital.
Cleonice Alves, mãe do pequeno Miguel Venâncio, de 6 anos, matriculado no 1º ano Escola Municipal Alto do Vale, é uma das que aprovam o projeto. "Conheço a instituição desde que ela foi fundada, em 2001, e fico muito feliz em acompanhar o grande avanço desde então. A atual administração tem feito grandes mudanças, contribuindo muito com a segurança dos alunos e funcionários", afirma.
Uma avaliação parecida é feita pela Daiane Salles, moradora do Setor Alto do Vale e mãe da estudante Renata Rayane, matriculada na mesma escola onde o filho da Cleonice Alves frequenta. "Nesta gestão a área de lazer das crianças foi ampliada e a unidade reformada. Hoje, a Escola Municipal Alto do Vale é uma das melhores da região", diz.
Investimentos chegam às creches
As melhorias estruturais, o reforço dos sistemas de segurança e a ampliação das salas promovidas pela Prefeitura de Goiânia chegaram também às unidades de educação infantil: creches e Cmeis. O prefeito Rogério explica que, com isso, "todas as unidades de educação do municipal se tornaram canteiros de obras".
"Todas receberam recursos extras. Essa é a novidade desse projeto. No início de 2022, cada unidade recebeu R$ 100 mil para investir em melhorias para a comunidade escolar. Depois, neste ano, realizamos um novo repasse. Antes, essas reformas não eram possíveis porque os recursos não eram suficientes e democratizados", explica o gestor.
Esse repasse fez a diferença no estrutura do Cmei Jardim América. Emanuele Pellegrini, mãe do pequeno Zian, de 2 anos, acompanhou a aplicação dos investimentos direcionados à unidade. "O espaço de convivência está mais seguro e a cozinha foi ampliada. Além disso, a manutenção e a pintura estão em dia. Neste momento, têm algumas pinturas interativas com amarelinha e centopéia, que deixam o espaço não apenas bonito, mas acolhedor e colorido para nossos filhos", pontua.
Warley Teixeira de Carvalho, pai do Heitor, que também frequenta o Cmei Jardim América, explica que acompanha as melhorias registradas nos últimos dois anos. "Um projeto assim não beneficia apenas as crianças, mas toda a cidade de Goiânia. Logo meu filho vai concluir a fase dele na creche, mas virão os filhos de outras pessoas e, por isso, quanto mais benéficos e reformas, melhor", avalia.
Fotos: Jackson Rodrigues
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Viver Goiás