Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 06 de Novembro 2026
Noticias

Escola pública de Goiás reforça a preparação para o Enem com aulões

Estudantes do ensino integral em Luziânia organizam rotina de estudos e momentos de descanso para enfrentar as provas.

Redação
Por Redação
Escola pública de Goiás reforça a preparação para o Enem com aulões
© Valter Campanato/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estudantes do Colégio Estadual em Período Integral (CEPI) Maria Abadia Salomão, localizado em Luziânia (GO), intensificaram a preparação para o Enem por meio de aulões temáticos e acompanhamento pedagógico. A iniciativa visa organizar a rotina dos formandos do ensino médio na reta final antes do exame nacional, aliando apoio emocional e metodologias dinâmicas de aprendizado.

Conduzidos por áreas do conhecimento, os encontros buscam quebrar a rigidez das aulas tradicionais. Segundo o professor de Matemática e Física, Luiz Henrique Domingos do Nascimento, docente trainee pelo programa Ensina Brasil, as atividades começam de forma descontraída com lanches, seguidas por exercícios práticos focados na interpretação de texto, uma das maiores dificuldades nacionais.

“Eu leio a questão fazendo a interpretação, porque muito da dificuldade dos alunos é interpretar a questão. E isso é uma dificuldade geral dentro da língua portuguesa, em nível nacional”, explicou o docente. Ele também concede tempo para a resolução autônoma antes de abrir o debate coletivo sobre estratégias alternativas de solução.

Publicidade

Estratégias de estudo e rotina equilibrada

Na busca por ingressar no ensino superior, os próprios jovens desenvolvem táticas complementares. O estudante Silas Cardoso, de 17 anos, pretende cursar contabilidade e combina as aulas especiais da escola com estudos individuais e grupos aos sábados. Apesar do domínio em exatas, ele intensificou a leitura e a escrita por conta própria para superar os desafios na redação.

Situação semelhante vive a aluna Emily Pereira, também de 17 anos, postulante a uma vaga em Agronomia. Para mitigar as dificuldades com o texto dissertativo, ela escreve até duas redações semanais e busca feedbacks com professores e conhecidos. Além disso, resolve simulados nos intervalos escolares e consome notícias para enriquecer seu repertório sociocultural na prova.

Mesmo percebendo um aumento no nível de exigência do teste em relação aos anos em que prestou como treineira, Emily demonstra otimismo. A candidata ressalta que o suporte continuado prestado pela comunidade escolar e a resolução constante de exames anteriores trouxeram a segurança necessária para o dia da aplicação.

Gestão do tempo e saúde mental

Já a formanda Ana Laura, de 18 anos, que divide suas opções entre odontologia e biomedicina, enfatiza a relevância do ensino presencial. Ela aponta que os aulões foram decisivos para consolidar conteúdos dentro da rotina puxada do ensino integral, além de destacar a experiência prévia como treineira para aperfeiçoar a gestão do tempo de prova.

Para controlar a ansiedade nos dias antecedentes ao exame, Ana Laura aposta em momentos de lazer. Praticar vôlei e assistir a filmes são suas principais ferramentas para despressurizar, demonstrando que o equilíbrio emocional é parte fundamental na busca por um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.

FONTE/CRÉDITOS: Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR