Sete nomes disputam o comando do governo do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano, em um pleito que mobiliza mais de 8,5 milhões de eleitores aptos a votar em todo o estado.
Do total do eleitorado gaúcho, 53% são mulheres e 47% homens. Entre os eleitores que declararam cor ou raça, 74,37% se identificam como brancos, 17,1% como pardos e 7,79% como pretos.
O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro. Na ocasião, os cidadãos escolherão deputados federais e estaduais, dois senadores, além de governador e presidente da República.
Se nenhum dos concorrentes ao Executivo estadual ou federal atingir mais de 50% dos votos válidos, a disputa seguirá para o segundo turno, agendado para o dia 25.
Lista de concorrentes
Abaixo estão relacionados os postulantes ao cargo máximo do estado, organizados em ordem alfabética conforme o registro na urna eletrônica:
Cesar Pontes - Cesar Augusto Pontes Ferreira (PCO)
Gabriel Souza - Gabriel Vieira de Souza (MDB)
Juliana Brizola (PDT)
Marcelo Maranata - Marcelo Maranata Soares Reinaldo (PSDB)
Priscila Voigt - Priscila Voigt Severiano (UP)
Rejane de Oliveira - Rejane Silva de Oliveira (PSTU)
Zucco - Luciano Lorenzini Zucco (PL)

Viver Goiás