Com o apoio da Secretaria da Cultura de Goiás (Secult), Crixás chega este ano à 144ª edição das Cavalhadas, que serão realizadas neste sábado e domingo (27 e 28/6). A festa será realizada no Cavalhódromo da cidade, ao lado da Feira Coberta, a partir das 15h.
Considerada uma das mais antigas e tradicionais manifestações culturais goianas, as encenações das batalhas entre mouros e cristãos atravessam gerações, atraindo público de várias localidades. A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca a relevância das Cavalhadas para a preservação do patrimônio cultural e para o desenvolvimento econômico dos municípios.
“As Cavalhadas mantêm viva uma tradição cultural e religiosa que emociona gerações e fortalece a identidade goiana. Ao mesmo tempo, movimentam a economia local, gerando oportunidades para artistas, artesãos, comerciantes e diversos profissionais ligados à cultura e ao turismo”, afirma.
Cavalhadas
Crixás é a 11ª cidade a receber o Circuito das Cavalhadas 2026. Neste ano, o Governo de Goiás destinou R$ 5 milhões ao evento como um todo, que conta com 16 municípios no calendário. O recurso é utilizado para custeio de infraestrutura e demais elementos necessários à realização da festa.
Além de preservar uma importante tradição histórica e cultural, as Cavalhadas impulsionam a economia das cidades que sediam o evento. O aumento do fluxo de turistas movimenta hotéis, bares, restaurantes e o comércio local, enquanto a programação, que reúne as encenações e apresentações musicais, atrai moradores e visitantes durante todo o período festivo.
Em Crixás, as Cavalhadas são encenadas desde 1882, influenciadas pela tradição trazida da cidade de Goiás e de Pilar de Goiás, com participação da Igreja Católica. Após o encerramento das batalhas, a programação segue com a tradicional procissão e missa na Igreja Matriz, culminando com o Jantar dos Cavaleiros.
O Circuito de Goiás já passou por Luziânia, Niquelândia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, Guarinos, Palmeiras de Goiás, Hidrolina e São Francisco de Goiás. Após Crixás, a programação continua em Santa Terezinha de Goiás, Goiás, Corumbá de Goiás, Pilar de Goiás e Silvânia, entre os meses de julho e setembro.
Tradição
As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições culturais de Portugal e da Espanha. No Brasil, começaram a ser representadas no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro da manifestação data de 1751, na então vila de Santa Luzia, atual Luziânia.
Ao unir religiosidade, cultura, turismo e valorização do patrimônio imaterial, a festa permanece como uma das mais expressivas manifestações populares do estado, mobilizando comunidades e atraindo visitantes de diferentes regiões.
Serviço:
Cavalhadas de Crixás
Quando:: Sábado e domingo (27 e 28/6), a partir das 15h
Onde: Cavalhódromo de Crixás, ao lado da Feira Coberta
O post Cavalhadas de Crixás preservam tradição centenária em Goiás apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

Viver Goiás