A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da publicidade de dois suplementos alimentares em gotas fabricados pela empresa Vita Nutriom Saúde & Bem Estar Ltda. A medida, oficializada na Resolução-RE nº 4.224 em 26 de outubro de 2026, ocorreu devido ao uso de alegações terapêuticas e de saúde falsas ou não autorizadas.
Segundo o órgão regulador, os anúncios veiculados na internet promoviam os produtos Glifit e Glicofit com promessas de controle rápido do açúcar no sangue e melhora na sensibilidade à insulina. As campanhas também afirmavam erroneamente que os itens mantinham o pâncreas limpo e eliminavam picos de glicemia.
Infração sanitária e normas legais
Em comunicado oficial, a Anvisa alertou que a veiculação de publicidade enganosa configura infração sanitária e crime previsto no Código de Defesa do Consumidor. A legislação brasileira proíbe expressamente a atribuição de propriedades preventivas ou curativas a esse tipo de item.
De acordo com as diretrizes da vigilância sanitária, é totalmente proibido que produtos dessa categoria veiculem promessas relativas a:
- Perda de peso ou emagrecimento;
- Aumento de foco, concentração e imunidade;
- Melhora no desempenho sexual ou alívio de sintomas da TPM e menopausa;
- Tratamento ou cura de doenças como Alzheimer, Parkinson, câncer, transtorno do espectro autista e fibromialgia.

Viver Goiás