O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, declarou neste domingo (4) que a meta da instituição é atuar fortemente para diminuir a abstenção eleitoral registrada na primeira etapa da votação.
Conforme os registros oficiais do sistema de apuração, o primeiro turno contabilizou uma ausência de 21,08%. Esse montante representa um total de 33,4 milhões de cidadãos que deixaram de comparecer às urnas.
Em sua declaração, o magistrado destacou que um índice de faltosos na faixa de 20% não é considerado satisfatório. O objetivo agora é otimizar as ferramentas de mobilização.
A estratégia envolve intensificar e aperfeiçoar os mecanismos disponíveis. A meta é engajar o eleitorado e reduzir esse indicador na próxima fase do pleito.
Além das ausências, a votação também contabilizou 2,2 milhões de votos em branco. Os votos nulos somaram 3,6 milhões no total consolidado.
O volume total de participantes chegou a 125 milhões de pessoas. O cadastro nacional apontava 158,7 milhões de brasileiros aptos a exercer o direito ao voto.
Recorde histórico nas urnas
O índice de ausência verificado agora é o maior desde 1998. Naquele ano, a Justiça Eleitoral contabilizou 21,5% de eleitores que não compareceram.
Para efeito de comparação, o pleito presidencial de 2022 terminou a primeira fase com uma taxa de 20,95% de faltosos.

Viver Goiás