O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) inaugurou, nesta quinta-feira (28/05), sua Sala Lilás, espaço destinado ao acolhimento e apoio de mulheres vítimas de violência.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a assistência humanizada e garantir um atendimento mais seguro, reservado e acolhedor às vítimas atendidas.
A Sala Lilás foi estruturada para oferecer privacidade, escuta qualificada e suporte durante o atendimento multiprofissional. O ambiente também poderá ser utilizado em atendimentos que que também envolvam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O evento reuniu 168 profissionais do hospital, entre equipes assistenciais, multiprofissionais e setores estratégicos, reforçando a importância da qualificação contínua para o atendimento humanizado e identificação precoce de situações de violência.
A inauguração contou com palestra voltada aos profissionais, ministrada pela coordenadora-geral dos Ciclos de Vida e Violências na Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás, Lígia da Fonseca Bernardes.
Ela abordou temas relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo:
- fluxo de atendimento dos casos;
- violência de gênero;
- Lei Maria da Penha;
- tipos de violência;
- ciclo da violência;
- identificação de sinais de abuso e vulnerabilidade.
Capacitção das equipes
Segundo Lígia, a capacitação das equipes de saúde é fundamental para garantir acolhimento adequado às vítimas.
“Os profissionais da saúde têm papel essencial na identificação precoce dos sinais de violência e no acolhimento humanizado dessas mulheres”.
“Muitas vezes, o hospital é a primeira porta de apoio procurada pela vítima, e estar preparado para esse atendimento pode fazer toda a diferença no rompimento do ciclo da violência”, destacou.
Sala Lilás – avanço no cuidado
De acordo com a supervisora multiprofissional do Hugol, Gabriela Vieira, a implantação da Sala Lilás representa um avanço importante no cuidado às vítimas em situação de vulnerabilidade.
“A criação desse espaço fortalece o acolhimento humanizado dentro da unidade e proporciona mais segurança, privacidade e suporte emocional às pacientes atendidas. É um ambiente pensado para oferecer escuta qualificada e assistência integral”, afirmou.
A criação da Sala Lilás integra as ações de fortalecimento das políticas de proteção e cuidado às vítimas de violência desenvolvidas pelo Hugol, promovendo um ambiente mais acolhedor e preparado para assistência integral aos pacientes em situação de vulnerabilidade.
Além do acolhimento imediato, o espaço também busca contribuir para o encaminhamento adequado das vítimas à rede de apoio e proteção, fortalecendo o trabalho integrado entre saúde, assistência social e segurança pública.
Saiba mais
Hugol realiza ação educativa com motoristas na GO-070
O post Sala Lilás do Hugol vai acolher mulheres vítimas de violência apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

Viver Goiás