Viver Goiás

Sabado, 21 de Maio de 2022

Notícias Cidades

Rogério Cruz inaugura Complexo Viário Jamel Cecílio, primeira de três grandes obras projetadas para entrega em maio

Rogério Cruz inaugura Complexo Viário Jamel Cecílio, primeira de três grandes obras projetadas para entrega em maio
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prefeito Rogério Cruz inaugurou, na manhã desta sexta-feira (13/05), o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio, em evento acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado. A estrutura leva o nome do cantor sertanejo Leandro, que fazia dupla com Leonardo, e faleceu em decorrência de um câncer, em 1998. A obra é a primeira de grande complexidade com entrega prevista para o mês de maio.

O complexo recebeu investimentos de R$ 32,5 milhões e, por ele, passarão mais de 200 mil veículos por dia. O projeto é dividido em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, liberado para o tráfego de veículos em dezembro de 2020, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.

Rogério Cruz destacou que a obra vai transformar para melhor o trânsito em Goiânia, em especial nas regiões Sul e Leste. "A capital cresce em ritmo exponencial, o que exige o acompanhamento da mobilidade, por isso, a importância desse projeto, que trará fluidez ao trânsito", disse.

Cruz lembrou que a entrega do complexo faz parte do seu plano de governo, no qual consta a continuidade das obras iniciadas na gestão passada, além de novos grandes projetos. "Trata-se do respeito ao cidadão goianiense, e faz jus ao legado que herdamos", pontuou. Salientou que, além de interligar com eficiência importantes regiões da cidade, o Complexo Viário Jamel Cecílio "valorizará os imóveis residenciais e comércios dos bairros próximos".

Rogério Cruz elencou as entregas previstas para este mês, os viadutos Lauro Belchior e da Perimetral Norte, além de esclarecer sobre o andamento do Terminal Isidória. "A parte estrutural está pronta e a tecnológica encontra-se em vias de finalização para entrega ao usuário", disse.

O governador Ronaldo Caiado celebrou a parceria entre os poderes municipal e estadual em mais uma grande obra de mobilidade. "Tudo que diz respeito a essa área deve ser feito em parceria, a exemplo do que iniciamos no transporte público, com o Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador". Segundo Caiado, "é um trabalho conjunto, cujo foco é o usuário".

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, a importância do complexo vai além da fluidez de trânsito, uma vez que se trata de uma obra-eixo. "O projeto não apenas liga duas regiões, mas fornece resultados viários aos dois eixos principais da capital, isto é, Norte-Sul e Leste-Oeste". Schmaltz ressaltou que os benefícios então se estendem tanto aos bairros vizinhos quanto aos mais distantes.

Além da mobilidade, as obras do complexo trouxeram benefícios ao meio ambiente. O Córrego Botafogo foi despoluído, uma vez que houve a implantação do sistema coletor de esgoto. Também foram plantados 2,3 mil metros quadrados de grama e mudas de espécies nativas.

Orientações de trânsito
As obras do Complexo Viário Jamel Cecílio começaram em setembro de 2019 e, mediante a entrega, darão fluidez ao trânsito que segue em direção à BR-153, GO-020 e condomínios residenciais do Jardim Goiás. Por se tratar de uma via rápida, o tráfego da Marginal seguirá sem interferência semafórica da Avenida Goiás, no Setor Crimeia Oeste, até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, e vice-versa.

O motorista que desce pela Alameda Leopoldo de Bulhões poderá acessar o Jardim Goiás pela direita, o Setor Sul pela esquerda, a Marginal Botafogo pelos dois lados, ou voltar para a Alameda, caso queira fazer o retorno.

No nível intermediário, há 1,1 mil metros quadrados de calçadas acessíveis para que pedestres e pessoas com deficiência locomovam-se com segurança. O complexo é todo sinalizado, com placas de trânsito e faixas de pedestre.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )