Viver Goiás

Sabado, 21 de Maio de 2022

Notícias Cidades

Rogério Cruz entrega prolongamento da Marginal Botafogo, parte do Complexo Viário Jamel Cecílio, nesta sexta-feira (13/05)

Rogério Cruz entrega prolongamento da Marginal Botafogo, parte do Complexo Viário Jamel Cecílio, nesta sexta-feira (13/05)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prefeito Rogério Cruz entregou, nesta sexta-feira (13/05), o prolongamento, no sentido Sul-Norte, da Marginal Botafogo entre as avenidas Segunda Radial, na Vila Redenção, e Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. A obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), compõe o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio, também inaugurado na manhã de hoje.

Com investimentos da ordem de R$12 milhões, o trecho tem cerca de 1,3 quilômetros de extensão, e é composto por duas pistas de rolamento com largura que varia entre sete e oito metros. Também foram construídas duas alças de acesso às avenidas Segunda Radial e Jamel Cecílio, além da recomposição do leito do Córrego Botafogo, e melhorias no sistema de drenagem dos bairros lindeiros à via.

Durante a execução da obra, foram realizadas melhorias estruturais nos bairros que margeiam a via, principalmente no que diz respeito à drenagem de águas pluviais. Na solenidade de entrega do complexo, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, lembrou que "por muitos anos, a região enfrentou questões relacionadas a ligações clandestinas de esgoto, drenagem e erosões, algo sanado mediante a instalação dos mais de mil metros de novos tubos de concreto"

Valfran detalhou, ainda, a inclusão "de dissipadores nos locais em que ocorrem o deságue dessas galerias, o que evita que sejam danificadas pela força da água". A execução da obra contemplou o sistema viário proposto, e ações de urbanização focadas na proteção do leito e margens do córrego.

Mais de três mil metros quadrados de grama foram plantados para garantir a estabilidade do solo, e mais de 600 mudas de árvores ornamentais. Diante das propostas trazidas pelo projeto e sua própria complexidade, o secretário de Planejamento frisou que os benefícios proporcionados pela obra "demonstram a preocupação da gestão em fazer uma cidade cada vez melhor".

Rogério Cruz ressaltou que, de acordo com levantamentos preliminares, a estimativa é de que, com o novo trecho, haja redução aproximada a 30% no volume de veículos que deixam a Marginal Botafogo, e pegam outras vias de acesso ao Setor Pedro Ludovico e bairros da região Sul. "São oito quilômetros de extensão que viabilizarão o fluxo rápido na Marginal e vias paralelas", afirmou.

O prolongamento da Marginal Botafogo é uma das obras estruturais realizadas pela Prefeitura de Goiânia como contrapartida no contrato celebrado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns. A iniciativa é considerada um dos maiores parques lineares da América Latina, com cerca de 24 quilômetros de extensão.

O prolongamento completa o trecho no sentido Norte-Sul, já inaugurado, que começa na Avenida Goiás Norte Ferroviária. Assim, a via completa cerca de oito quilômetros de extensão que ligam, de forma rápida e acessível, as avenidas nas regiões Norte e Sul da capital.

Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) – Prefeitura de Goiânia

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )