Viver Goiás

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
APARECIDA DE GOIÂNIA
APARECIDA DE GOIÂNIA

Cidades

Rogério Cruz anuncia revitalização do Beco da Codorna, museu de arte urbana a céu aberto no Centro de Goiânia

Redação
Por Redação
Rogério Cruz anuncia revitalização do Beco da Codorna, museu de arte urbana a céu aberto no Centro de Goiânia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito Rogério Cruz anunciou projeto para revitalizar o Beco da Codorna, museu de arte urbana a céu aberto, no Centro de Goiânia, durante visita ao local na manhã deste sábado (11/06). O espaço vai receber nova iluminação, melhoria no asfalto e outros benefícios. A ação faz parte do programa de revitalização da região central da capital, que inclui isenção ou redução no IPTU para novas residências e estabelecimentos comerciais.

"Queremos aplicar o conceito de morar, trabalhar e se divertir no Centro de Goiânia. Vamos fazer uma grande recuperação no Beco da Codorna. Aqui temos belos painéis de arte urbana, feitos por artistas da nossa cidade. Objetivo é fazer com que a arte do Beco da Codorna seja conhecida em todo mundo", afirmou Rogério Cruz.

O prefeito visitou a viela, que fica no trecho central da Avenida Anhanguera, entre a Rua 9 e a Avenida Tocantins, acompanhado da primeira-dama, Thelma Cruz, do secretário de Cultura (Secult), Zander Fábio, do presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Júnior, e do vereador Marlon dos Santos.

Publicidade

Rogério Cruz conversou com o presidente da Associação dos Grafiteiros de Goiás, Eduardo Aiog, que contou um pouco da história do museu de arte urbana. A ideia surgiu por parte de alunos de Publicidade e Propaganda, e foi abraçada pelos artistas goianos, principalmente os grafiteiros. A partir de então, a viela recebeu shows, arraiás e diversos eventos culturais.

A revitalização vai contar com nova iluminação, que valorizará a arte nas paredes do museu a céu aberto, além de garantir maior segurança para os frequentadores. O asfalto do local será recuperado, e a entrada da atração também passará por mudanças.

O secretário Zander Fábio (Secult) afirmou que a revitalização vai trazer nova realidade para o museu. "A população vai ter mais conforto e segurança para conhecer um dos pontos culturais mais bonitos da cidade", disse. Já o presidente da Agetul, Valdery Júnior, ressaltou que a revitalização impulsionará Goiânia como destino turístico. "É a criação de um modelo que inclui o Beco da Codorna, a Rua do Lazer e o nosso lindo roteiro de Art Déco no Centro de Goiânia", afirmou.

O vereador Marlon dos Santos disse que "prefeito Rogério Cruz está revolucionando o Centro de Goiânia com a revitalização do Beco da Codorna". "É uma atração com incrível potencial para ser explorado", avaliou. Eduardo Aiog agradeceu a iniciativa, e afirmou que a Associação dos Grafiteiros está pronta para auxiliar a prefeitura na nova fase do museu.

Revitalização
As intervenções no Beco da Codorna fazem parte de um projeto que visa revitalizar o Centro da Capital. A prefeitura inseriu dentro do Código Tributário Municipal (TCM) uma série de incentivos para recuperar a região, que é um dos maiores acervos de Art Déco do mundo.

Entre as ações estão isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelo período de cinco anos após a certidão de conclusão da obra para aquisição de imóveis em prédios novos; redução de 70% no Imposto Territorial Urbano (ITU) para estacionamentos localizados no Centro; isenção de IPTU por até dois anos para empresários que aderirem ao programa de ordenação dos engenhos de publicidade, e isenção de 30% do IPTU para imóveis classificados como bens culturais.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários:
Prefeitura de Aparecida
Prefeitura de Aparecida

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )