Viver Goiás

Terça-feira, 30 de Abril de 2024
PREFEITURA DE APARECIDA
PREFEITURA DE APARECIDA

Cidades

Prefeitura de Goiânia prepara chamamento de bicicletas compartilhadas e licitação para ampliação de malha cicloviária

Redação
Por Redação
Prefeitura de Goiânia prepara chamamento de bicicletas compartilhadas e licitação para ampliação de malha cicloviária
Prefeitura de Goiânia prepara chamamento de bicicletas compartilhadas e licitação para ampliação de malha cicloviária: iniciativas estão previstas no Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) | Foto: Jucimar
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), prepara o chamamento de bicicletas compartilhadas. A publicação está prevista para ocorrer em até 30 dias e a iniciativa está prevista no Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn), publicado na última sexta-feira (12/4)."O chamamento será feito em diferentes modalidades, em uma delas a empresa que deseja se instalar em Goiânia apresenta o local para avaliação da equipe técnica. Outra proposta prevê que nós, município, apresentemos os locais para a instalação, visando a integração com terminais, além da proximidade com as ciclovias", detalhou a chefe de gabinete da Seplanh, Verônica Mansur.

Segundo a proposta, o número de equipamentos deve variar de acordo com a região, chegando a 20 bicicletas por ponto. Neste primeiro momento, cerca de 20 pontos estão em estudo para receber as bicicletas compartilhadas.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) trabalha na revitalização das ciclofaixas da Avenida Portugal. O trabalho já foi realizado no Lago das Rosas, Avenidas Assis Chateaubriand, T-63, dos Alpes, Jardim Botânico, Bairro Jardim America, parte do Parque Areião, e Parque Vaca Brava. Na Rua 44, Bairro Norte Ferroviário, além da revitalização, a ciclofaixa foi ampliada até a Alameda Contorno, no Parque Mutirama. De acordo com o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia, a fiscalização também tem sido intensificada nesses pontos.

Publicidade

"Temos aumentado a fiscalização para garantir o respeito às ciclovias e ciclorrotas. Também trabalhamos na criação de um corredor de 42 quilômetros, ligando o Universitário até o Samambaia, com uma licitação para aumentar a malha cicloviária de Goiânia e melhorar a mobilidade. A previsão é que as obras comecem no início do segundo semestre de 2024, caso a licitação transcorra dentro do prazo aguardado.", explicou Marcelo Torrubia, ao frisar que atualmente a capital conta com cerca de 128,95 km de ciclovias.

O Plano de Mobilidade de Goiânia foi elaborado a partir de estudos complexos e extensos, e considera as variadas políticas de deslocamento vigentes no mundo todo. Em Goiânia, o estudo contou com robusta participação popular para a elaboração deste documento de mais de 400 páginas, que reúne diversos estudos e ideias para tornar a mobilidade das grandes cidades mais democrática e acessível a todos.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )