Viver Goiás - Revista Impressa, digital, Jornal CN Goiás e Programa de TV

Aguarde, carregando...

Sábado, 18 de Abril 2026

Noticias

Pinacoteca de São Paulo celebra 35 anos de carreira de Rosângela Rennó

Redação
Por Redação
Pinacoteca de São Paulo celebra 35 anos de carreira de Rosângela Rennó
© Rovena Rosa/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Pinacoteca de São Paulo celebra os 35 anos de carreira de Rosângela Rennó com uma mostra panorâmica que reúne cerca de 130 obras, do período entre 1987 e 2021. A exposição Pequena Ecologia da Imagem apresenta os argumentos da artista em torno da chamada fotografia expandida, ultrapassando a criação de imagens autorais e incluindo seus processos técnicos e sociais, a partir deste sábado (2).

Com curadoria de Ana Maria Maia, a mostra inclui trabalhos de diferentes linguagens, das fotografias às coleções, objetos, instalações e obras audiovisuais, que estarão distribuídas em três salas no quarto andar da Pinacoteca Estação, em São Paulo. A organização das obras na exposição deixou a cronologia de lado para fazer uma apresentação com base nos assuntos tratados de forma persistente pela artista no decorrer da sua trajetória.

"A artista considera a fotografia um pretexto para se questionar os arquivos, as narrativas e as relações de poder que fazem algumas imagens existirem e circularem, enquanto tantas outras permanecem invisíveis e, portanto, esquecidas. Neste sentido, embora a linguagem fotográfica seja de fato predominante enquanto suporte e assunto em seu trabalho, ela aparece de forma expandida, o que envolve assumir seus bastidores, fazer críticas e desconstruções; entrelaçá-la a textos, máquinas, objetos e coleções", explicou a curadora.

Publicidade

Residência artística

A curadoria inclui trabalhos que serão vistos pela primeira vez no país. A instalação Eaux des colonies (2021) é resultado da residência artística de Rennó em Colônia, na Alemanha, e a série Seres notáveis do mundo (2014-2021) foi produzida em Las Palmas, Espanha. 

A mostra traz ainda a videoinstalação Terra de José Ninguém (2021), uma reunião de videoaulas distribuídas pela igreja católica, em 1980, sobre a luta do cidadão comum pelos direitos políticos e civis, que foi comissionada pela Pinacoteca para essa exposição. O público terá acesso também aos trabalhos Realismo fantástico (1991); Série Vermelha (Militares) (2000) e Arquivo Universal (1992).

A exposição fica em cartaz de 2 de outubro até março do ano que vem, na Pinacoteca Estação. Os ingressos são gratuitos, com reserva pelo site.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Geral

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR