Viver Goiás

Terça-feira, 28 de Junho de 2022

Notícias Noticias

"O maior da América Latina", diz Caiado em Encontro Nacional de Muladeiros

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Pelo segundo dia em Iporá, no Oeste goiano, o governador Ronaldo Caiado participou nesta sexta-feira (22) da programação do 14º Encontro Nacional de Muladeiros, no Parque de Exposições Agropecuárias. Organizado pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) com apoio da prefeitura do município, o evento reúne produtores de todo o Brasil e até do exterior, com comitivas, atrações culturais e culinária sertaneja típica. Além disso, o encontro promove diversas provas com os muares, como as de marcha, morfologia, laço, apartação e rédea.

"O maior encontro de muares da América Latina, não tem nada igual Iporá", destacou Caiado. Para ele, a cidade concentra um sentimento nacional de paixão por estes animais e pela história e tradições. "Goiás chegou à atual condição no lombo do burro, com as picadas, mulas e burros saindo de São Paulo até aqui", disse o governador. Ele relembrou que, à época de seu avô, senador da República, era preciso ir de burro da cidade de Goiás até Araguari (MG), e dali pegar o trem para o Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil.

Na quinta-feira, o tradicional desfile com os animais pela cidade reuniu cerca de 35 mil pessoas. Para o professor de geografia e muladeiro de Iporá, Corival Vieira, a quantidade foi uma surpresa e expressou o impacto social da pandemia da Covid-19 e a necessidade do reencontro. "Hoje Iporá está no mapa com o maior encontro de muladeiros do Brasil, o que para nós é um orgulho muito grande", disse. Ele conta que o evento fomenta a economia local e a parte social, com cerca de 500 pessoas trabalhando.

Acompanhado do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, Caiado visitou diversos estandes de expositores, entre eles, o da Comitiva Recanto do Muladeiro, de Nova Friburgo (RJ). "Foi emocionante! Somos da região serrana do Rio e lá não temos esse carinho que o Caiado e o prefeito tiveram com a gente", disse a pedagoga Shirley Ouverney, uma das líderes da comitiva. Empolgada, ela conta que já esteve em quatro encontros e garante que volta nos próximos.

Para Caiado, além de celebrar a cultura e história de Goiás, o evento é ideal para conhecer a morfologia das mulas e burros. "Aqui você aprende cada vez mais vendo como os muares estão evoluindo no nosso Estado e no Brasil todo", disse o governador. O encontro foi iniciado na terça-feira (19/04) e segue até o domingo (24/04), com expectativa de receber um público total de 150 mil pessoas nos seis dias. A 15ª edição do evento vai de 24 a 29 de janeiro de 2023.

Fotos: Júnior Guimarães

Legenda: O governador Ronaldo Caiado participa de programação do 14º Encontro Nacional de Muladeiros, em Iporá (Fotos: Júnior Guimarães)

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Fonte: Governo GO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )