O Governo de Goiás anuncia, no dia 30 de junho, a autorização de reforma e ampliação do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), em Jaraguá.
Com investimento de R$ 100 milhões, a obra representa a maior transformação da unidade desde sua inauguração, em 1990, e fortalecerá a assistência prestada a mais de 1,1 milhão de habitantes de 60 municípios da macrorregião Centro-Norte.
Referência regional em urgência e emergência por demanda espontânea, o Heja terá sua estrutura ampliada em mais de quatro vezes.
A área construída passará dos atuais 1.432 metros quadrados para 6.512 metros quadrados, resultado da reforma dos espaços existentes e da construção de uma nova edificação de dois pavimentos.
As intervenções serão realizadas em etapas, garantindo a continuidade dos atendimentos durante toda a execução da obra.
Ampliação do Hospital Estadual de Jaraguá
A ampliação permitirá um crescimento de 87% na capacidade de atendimento da unidade. O número de leitos passará de 39 para 73, com acréscimo de 34 novos leitos.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contará com 10 leitos adequados em uma estrutura moderna, equipada com Central Integrada de Monitoramento e tecnologias inteligentes voltadas à segurança e ao acompanhamento dos pacientes.
O projeto contempla ainda a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN), composto por cinco quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e dez leitos de alojamento conjunto, fortalecendo a assistência materno-infantil e ampliando o acesso das gestantes da região a um atendimento mais humanizado e qualificado.
Para o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, a obra representa um avanço estratégico para a regionalização da assistência em Goiás.
“Estamos fortalecendo a rede estadual de saúde com uma estrutura moderna, preparada para atender às demandas atuais e futuras da população. O novo Heja ampliará a capacidade de atendimento, reduzirá a necessidade de transferências e oferecerá mais qualidade, conforto e segurança aos pacientes”, destaca.
Entre os principais avanços previstos estão a reforma de :
- enfermarias,
- Centro de Material e Esterilização (CME),
- Centro Cirúrgico e do Pronto-Socorro,
- além da construção de:
- novos leitos de enfermaria;
- refeitório;
- lavanderia própria;
- da internalização do setor administrativo, atualmente localizado em imóvel alugado fora da unidade.
A ampliação também inclui:
- cinco consultórios;
- cinco salas cirúrgicas;
- aquisição de um novo tomógrafo, ampliando a capacidade diagnóstica do hospital.
Todas as camas hospitalares serão substituídas por modelos tecnologicamente mais avançados, proporcionando maior conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes assistenciais.
O projeto foi concebido com base em conceitos de neuroarquitetura, incorporando ambientes planejados para promover bem-estar, acolhimento e recuperação dos pacientes. A nova estrutura contará com jardins internos, iluminação natural, controle acústico e espaços humanizados que favorecem a experiência dos usuários e dos profissionais de saúde.
Outro diferencial será a implantação de infraestrutura voltada ao conceito de hospital inteligente, com integração tecnológica de processos e utilização de recursos inovadores para ampliar a eficiência operacional e a qualidade da assistência prestada.
Com capacidade projetada para aproximadamente 4 mil atendimentos mensais, o novo Heja contribuirá para reduzir transferências para Goiânia e outros grandes centros, fortalecendo a autonomia da macrorregião Centro-Norte na oferta de serviços de média complexidade e ampliando o acesso da população a uma assistência mais resolutiva e próxima de casa.
O post Governo anuncia ampliação do Hospital Estadual de Jaraguá com investimento de R$ 100 milhões apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

Viver Goiás