Viver Goiás

Sabado, 25 de Junho de 2022

Notícias Cidades

Goiânia amplia número de escolas de tempo integral

Goiânia amplia número de escolas de tempo integral
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), trabalha na ampliação do número de unidades educacionais que oferecem o ensino de tempo integral. Para 2022, cinco instituições da capital passam a oferecer a modalidade de ensino com o objetivo de potencializar a formação dos alunos matriculados no Ensino Fundamental. 

Em 2021, a modalidade atendeu 6,7 mil estudantes em 35 escolas. Com o aumento do número de instituições, a SME pretende melhorar as aprendizagens depois dos inúmeros desafios impostos pela pandemia da Covid-19. "O caminho para a Educação de qualidade passa também pelo ensino de tempo integral. Por isso, para o próximo ano letivo, as famílias de Goiânia terão acesso à modalidade em 40 instituições, que estarão preparadas para receber as crianças e adolescentes com inúmeras atividades pedagógicas", explica o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa. 

Na capital, os estudantes passam nove horas nas escolas de tempo integral. Das 7h às 16h15 são servidas três refeições, incluindo o café da manhã, almoço e lanche da tarde, e realizadas atividades dentro e fora das salas de aula. Neste período, as crianças também têm horário para higiene pessoal, além de um momento de descanso e tranquilidade. 

O atendimento pedagógico das escolas de tempo integral em 2022 continua baseado nas diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No atual formato, foram adicionadas atividades ampliadoras dentro do currículo, com abordagem diferenciada no contraturno das aulas. Clube de Leitura, Tecnologias Digitais, Arte e Movimento, Construções Matemáticas e Iniciação à Pesquisa são algumas das iniciativas desenvolvidas nas instituições. As atividades ampliadoras são uma alternativa a mais para amparar alunos com dificuldade de aprendizagem.

Os componentes de tecnologias digitais também são abordados nas unidades com o objetivo de viabilizar a comunicação, o uso das mídias e a cultura digital, proporcionando aos educandos a utilização da tecnologia com informações diversificadas. A iniciação à pesquisa objetiva trabalhar grandes temas com métodos científicos, observação, formulação de problemas, levantamento de hipóteses, investigação, análise e conclusão.

Cadastro Antecipado e Pré-matrícula

Para que as crianças e os adolescentes possam ser matriculados nas 40 unidades de tempo integral na SME Goiânia, pais e responsáveis devem realizar o Cadastro Antecipado, que começou nesta semana, e ficar atento ao período de pré-matrícula, que começa para escolas no dia 4 de janeiro do próximo ano. Todo o processo é realizado no site da Educação, no ícone e-matrícula. Para mais informações, acesse: https://www10.goiania.go.gov.br/sisgeweb/ 

Novas escolas de Goiânia que passam a atender em tempo integral: 

  • EM Targino de Aguiar
  • EM Vila Rosa
  • EM Lions Clube Goiânia Tocantins
  • Escola João Crisóstomo Rosa
  • Escola Rotary Club de Goiânia

Confira a lista de todas as escolas de tempo integral de Goiânia:

https://www.goiania.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/Escolas-de-Tempo-Integral.pdf

Adriene Bastos e Thiago Araújo, da editoria de Educação

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )