Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 15 de Maio 2026
Noticias

Festival da Chica Doida movimenta turismo em Goiás

Agência GO

Redação
Por Redação
Festival da Chica Doida movimenta turismo em Goiás
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Festival da Chica Doida reuniu milhares de pessoas em Quirinópolis, no Sudoeste goiano, e reforçou o potencial turístico e gastronômico da região. O governador Daniel Vilela participou do evento nesta quinta-feira (14/05) e destacou o impacto da festa na valorização cultural, na movimentação econômica e na atração de visitantes.

Realizado no Parque de Exposições do município, o festival, que chega à 9 edição em 2026, tem entrada gratuita e combina culinária típica, apresentações culturais e shows de artistas nacionais. Em 2025, mais de 70 mil pessoas passaram pelo evento.

“Esse é um município pujante, que sempre foi referência como um polo do nosso estado. Pessoas vêm de todo o Sudoeste, de outros cantos do estado prestigiar Quirinópolis e esse momento alegre que representa muito bem o espírito dos goianos, não só na gastronomia, mas também no jeito de viver”, afirmou Daniel Vilela, que também atuou como jurado do festival.

Publicidade

Festival da Chica Doida fortalece cultura regional

O prato que dá nome ao evento foi reconhecido em abril de 2022 como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e sanção do então governador Ronaldo Caiado.

“Representa nossa culinária, nossas origens e tudo o que complementa uma festa. Na verdade, a Chica Doida é mais uma desculpa para que possamos nos reunir e festejar”, destacou Daniel.

O prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula, ressaltou o impacto do festival para a cidade e para toda a região Sudoeste.

“Sem dúvida é um orgulho para Quirinópolis e para toda a região Sudoeste o nosso festival gastronômico ter o governador Daniel Vilela aqui para nos prestigiar”, afirmou.

Além da gastronomia, a programação conta com apresentações culturais regionais e shows da cantora gospel Maria Marçal, da dupla sertaneja Jads & Jadson, do cantor Léo Santana e da banda Jota Quest.

O Festival da Chica Doida teve a primeira edição em 2008. Depois de interrupções ao longo dos anos, voltou a ser realizado anualmente desde 2022. A programação deste ano segue até sábado (16/05).

Origem da Chica Doida

A receita surgiu há mais de 70 anos em Quirinópolis, criada pela família de João Rocha e Petronilha. Durante o preparo de pamonhas, faltou palha de milho para envolver a massa. A partir disso, o casal decidiu improvisar um novo prato.

Na receita foram adicionados ingredientes como cebola, alho, queijo, linguiça e jiló. O toque final veio com a pimenta malagueta colocada por Francisca, conhecida como Chica, inspiração para o nome da iguaria.

O post Festival da Chica Doida movimenta turismo em Goiás apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

FONTE/CRÉDITOS: Juliana Carnevalli

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR