Nas primeiras horas do primeiro turno das eleições em São Paulo, as autoridades policiais estaduais contabilizaram 45 ocorrências de irregularidades e 15 prisões. O balanço inicial divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) aponta o descumprimento das normas eleitorais, sobretudo pela prática ilícita de boca de urna tanto na capital paulista quanto em cidades do interior.
Casos de boca de urna na capital e no interior
No distrito de Santo Amaro, localizado na zona sul da capital, a Polícia Militar atendeu a um chamado de propaganda irregular em via pública. Ao chegarem ao local, os agentes constataram a aglomeração proibida de pessoas vestindo artigos políticos, resultando na prisão de três suspeitos, encaminhados ao 43º Distrito Policial.
Outro incidente ocorreu no município de Mogi Mirim, onde a Polícia Militar registrou uma denúncia nas imediações da Escola Técnica Estadual (ETEC) Pedro Ferreira Alves. A ocorrência foi formalizada no Centro de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade para as devidas providências cabíveis.
Esquema especial de segurança e logística
Para atender aos 34,1 milhões de eleitores aptos a votar em mais de 11 mil locais de votação, a SSP estruturou uma operação de grande porte. A ação conta com policiamento preventivo e ostensivo desde as 6h deste domingo (4), além do acompanhamento da logística das urnas eletrônicas antes e após o encerramento do pleito, às 17h.
O monitoramento das ações é realizado em tempo real pela Sala de Gerenciamento de Incidentes (SGI) no Copom, em alinhamento com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e o Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol), garantindo agilidade na apuração dos registros.

Viver Goiás