ELEIÇÕES 2026
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) tem intensificado sua agenda pelo interior goiano. Em encontros com prefeitos e lideranças locais, ele vem reforçando pautas ligadas à infraestrutura e ao agronegócio. Nos bastidores, o movimento é visto como uma forma de consolidar o MDB e ampliar a força política do grupo do governador Ronaldo Caiado com vistas às eleições de 2026. O tom, segundo aliados, é de diálogo e unidade.
RIO ARAGUAIA

Na tarde de 11 de novembro, foi reinstalada a Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia e das Bacias Hidrográficas do Estado de Goiás, coordenada pelo deputado Lucas Calil (MDB). O objetivo é debater políticas públicas para preservar o patrimônio ambiental e turístico estadual em especial o Rio Araguaia e elaborar proposições de lei.
PRÊMIO NACIONAL
O presidente do TJGO, Leandro Crispim, recebeu em 10 de novembro o troféu de 1º lugar para o tribunal na categoria “Tribunal” do Eixo Protetivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela iniciativa da Central Estadual Eletrônica do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (CESNA). Esse tipo de reconhecimento reforça a credibilidade institucional de Goiás e dispara a visibilidade do estado no cenário nacional.
GOIÂNIA

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto que cria o Marco Legal de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos. A proposta, reapresentada por Tião Peixoto (PSDB), estabelece uma política para reaproveitamento de equipamentos de informática e criação de Centros de Recondicionamento e Pontos de Inclusão Digital. O texto permite ainda que a Prefeitura participe do programa Sukatekh, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
GOIÁS PELO MUNDO
O Governo de Goiás lança, nesta quarta-feira (12), às 11h, no Hub Goiás, o programa Goiás Pelo Mundo , iniciativa inédita que pretende levar mais de 2 mil goianos para o exterior nos próximos cinco anos. O programa vai contemplar estudantes, professores, pesquisadores e servidores públicos com intercâmbios, bolsas de mestrado nas melhores universidades do mundo e fomento para missões de pesquisa e eventos internacionais.
IPTU EM BRAILE

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segundo turno, o projeto que garante o direito de pessoas com deficiência visual receberem o carnê do IPTU em Braille. A proposta é de autoria do vereador Igor Franco (MDB) e segue para análise do prefeito Sandro Mabel (União Brasil). O texto prevê que a Prefeitura disponibilize um canal eletrônico e um local físico para o cadastro de pessoas cegas ou com baixa visão interessadas em receber o documento em formato acessível.
#RÁPIDAS
- Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO) analisa título de cidadania para pesquisadora que atua em direitos humanos
- O partido União Brasil alcançou o controle de 110 das 246 prefeituras de Goiás, com a filiação de seis novos prefeitos em desenvolvimento recente.
- Municípios do interior se destacam no ranking das emendas do chamado “orçamento secreto”.
- Refis 2025: contribuinte pode negociar débitos com até 99% desconto em juros e multas direto pelo site da Prefeitura de Goiânia
- Secretaria de Cultura de Aparecida aprova projeto de R$ 13,2 milhões da Aldir Blanc para projetos culturais
Viver Goiás
Comentários: