Aguarde, carregando...

Sábado, 30 de Maio 2026
Cenário

Coluna Cenário - 06 de Agosto

Por Brenno Alves

Brenno Alves
Por Brenno Alves
Coluna Cenário - 06 de Agosto
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Hidrolândia inaugura novo Centro de Especialidades

A saúde de Hidrolândia deu um importante passo com a entrega do novo Centro de Especialidades Municipal (CEM). Inaugurado pelo prefeito Zé Délio, o espaço é uma estrutura moderna, acessível e equipada para oferecer atendimentos especializados. O novo CEM unifica em um único local os dois antigos centros de saúde da cidade, garantindo mais conforto, organização e qualidade para a população.

Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) retomou suas atividades após o recesso. As primeiras sessões foram marcadas por discursos sobre o cenário nacional e propostas de revogação de leis estaduais.

Taxa do Agro (Fundeinfra)

A revogação da lei que criou o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), conhecida como "taxa do agro", continua sendo um tema central de debate entre os deputados. Vários parlamentares se manifestaram a favor da revogação.

Cenário Político Nacional com Reflexos em Goiás

  • Caiado e a Prisão de Bolsonaro: O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) criticou a prisão de Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o ex-presidente está sendo "condenado" antes mesmo do julgamento final.
  • Impacto no Congresso: Caiado anunciou uma "obstrução total" do União Brasil no Congresso Nacional em protesto contra a decisão. Aliados goianos do PL também se manifestaram contra a medida, chamando-a de "vingança política".
  • Eleições de 2026: Ronaldo Caiado continua se posicionando como um possível candidato à Presidência da República em 2026. A postura dele e do União Brasil em relação aos acontecimentos nacionais demonstra sua tentativa de se fortalecer como líder de uma oposição unificada.

 

Caiado lança fundo de investimento para atrair negócios

O governador Ronaldo Caiado lançou, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o Programa de Crédito para o Desenvolvimento de Goiás. A iniciativa visa oferecer crédito empresarial a taxas competitivas, com o objetivo de atrair investimentos para o estado. Segundo Caiado, a medida busca estimular o crescimento de setores estratégicos, como data centers, terras raras, linhas de transmissão e bioenergia. O governador destacou que "em Goiás há confiança, segurança e oportunidade para investidores".

 

Festival Gastronômico

O município goiano de Cristalina, referência nacional no agronegócio, será o palco da 9ª edição do Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa. O evento celebra a produção local, com foco especial na cadeia de alho, batata e cebola. O festival se destaca como uma vitrine da diversidade e do potencial produtivo da região, oferecendo uma programação gratuita que atrai grande público local e visitantes. O objetivo é promover a integração entre gastronomia, cultura e empreendedorismo, valorizando a agricultura familiar, a culinária regional e a criatividade dos chefs locais. Simultaneamente ao festival, acontece a 5ª FAICRIS - Feira Agroindustrial, Comércio e Serviços de Cristalina.

 

Câmara de Goiânia aprova projeto sobre danos por roçagem

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou o projeto de lei (PL 131/2025) que responsabiliza a Prefeitura por danos materiais causados durante a roçagem em espaços públicos. O texto, de autoria do vereador Tião Peixoto (PSDB), prevê que a administração municipal será responsável por prejuízos resultantes da projeção de detritos, como pedras, que atinjam veículos, imóveis e pedestres.

Segundo o parlamentar, a ausência de medidas preventivas, como o uso de telas de proteção, causa prejuízos aos cidadãos e representa um risco à segurança da população.

 

#RÁPIDAS

  • O Governo de Goiás enviará à Alego um projeto de lei para criar uma autoridade dos minerais estratégicos, com o objetivo de ampliar a cadeia produtiva de terras raras no estado.
  • FCO Rural ultrapassa R$ 1 bilhão em financiamentos aprovados em 2025
  • Capital de empresas abertas em Goiás em 2025 se aproxima de R$ 7 bilhões
  • Dia dos Pais: Procon Goiás aponta variação de até 209% em preços dos presentes
  • Prefeitura de Goiânia intensifica busca ativa para matrículas de jovens e adultos na EJA
  • Prefeito Vilela recebe três novas retroescavadeiras para atuação em obras de infraestrutura em Aparecida de Goiânia.

BOOMERANG

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Viver Goiás no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
ANUNCIE
King Pizzaria & Choperia

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Viver Goiás
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR