Em Brasília
Pessoas com síndrome de Tourette podem ser consideradas pessoas com deficiência para todos os fins legais é o que relatou a deputada Flávia Morais (PDT) na Câmara dos Deputados. Ela observa que o tratamento para a doença é dividido em farmacológico e não farmacológico.
Música nas Escolas
De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), a Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, projeto de lei para criação do Programa Música nas Escolas. O programa oferecerá atividades relacionadas à música para alunos das escolas municipais e para a comunidade em geral. As atividades incluem banda, canto, coral e iniciação musical de instrumentos. Além de fortalecer o desenvolvimento dos estudantes, a iniciativa valoriza a cultura musical no município", afirmou Aava Santiago.
Escolas
O vereador Denício Trindade (União Brasil) apresentou, em Plenário, projeto de lei para proibir o uso de dispositivos eletrônicos pelos alunos, durante o horário escolar, nas unidades das redes pública e privada de ensino de Goiânia. A proibição abrange equipamentos com acesso à internet – celulares, tablets, relógios inteligentes, entre outros.
Selo diamante
O presidente da Assembleia Legislativa , deputado Bruno Peixoto, celebrou o desempenho do Legislativo goiano, que alcançou nota de 99,67% no Radar da Transparência Pública de 2024, mantendo-se na categoria Diamante, a mais alta na classificação de transparência. “Com muita seriedade, inovação e compromisso público, temos trabalhado para aproximar o cidadão do Poder Legislativo. Nosso portal é exemplo para o Brasil, e isso reflete nosso compromisso com a gestão pública responsável.”
Esquecida pelo poder Público

FALANDO COM BRENNO
Sandro Mabel - Prefeito Eleito de Goiânia
Mabel, O senhor tem procurado ajuda para resolver o caos da saúde em Goiânia. Como o senhor vai escolher o nome pra assumir a secretaria de saúde da Capital? Já pode adiantar quem assume em Janeiro?
Viajei para Londres junto de outros prefeitos eleitos do União Brasil para conhecer práticas que podem ser replicadas na gestão de Goiânia. Durante a viagem fui informado da crise no sistema de saúde da capital e mesmo de longe iniciei articulações para minimizar os problemas. Quando cheguei em Goiânia mobilizei gestores e montamos um gabinete de gestão de crise. Já conseguimos negociar 36 leitos de UTI que serão disponibilizados ao longo dos próximos dias. Além dos 20 leitos que já haviam sido disponibilizados pelo Hospital Ruy Azeredo, o Hospital das Clínicas (HC) viabilizou seis vagas e a Santa Casa de Misericórdia, mais dez. Também estamos buscando ajuda para levar medicação para as unidades de saúde. Estamos cuidando para que os pacientes que chegam nos Cais e nas UPAs em estado grave tenham o atendimento adequado e sejam encaminhadas para os leitos especializados o quanto antes. Isso tem impacto muito relevante no tempo que essa pessoa vai passar na UTI e na sua recuperação.
Estive em Brasília na última semana para articular com a bancada federal e recebemos apoio e o compromisso de todos para destinação de emendas. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) já conseguiu a viabilização de R$ 70 milhões em emendas para a saúde da capital.
O nome do nosso secretário de saúde, assim como do restante do nosso secretariado, será anunciado nos próximos dias. Ainda nessa primeira quinzena de dezembro. Mas independente do anúncio desse nome, temos um grupo de pessoas muito capacitadas pensando e discutindo formas de cuidar melhor da saúde da nossa população. Mas a principal característica do próximo secretário será a capacidade técnica, conhecimento da área, habilidade de gestão e muita vontade de melhorar a vida da nossa população. A situação está crítica e preciso de pessoas que queiram trabalhar bem.
#Rapidas
- Estendeu para o dia 14 de dezembro o prazo para adesão ao Programa de Recuperação de Créditos Tributários, Fiscais e Não Tributários (Refis 2024)
- Por solicitação de Mauro Rubem, PT nacional ingressa como “Amicus Curiae” no STF para que normas goianas que sustentam contratações temporárias na Polícia Penal sejam reconhecidas como inconstitucionais
- Vereador Lucas Kitão propõe proibição de corte de energia elétrica em unidades de saúde.
- O prefeito eleito Leandro Vilela (MDB) pediu a bancada de Goiás no Congresso Nacional para destinar emendas parlamentares para a cidade de Aparecida de Goiânia.
- A cerimônia de diplomação do prefeito e dos vereadores eleitos em Goiânia acontece em 19 de dezembro, às 10h. O evento será no Auditório Goyazes, do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), no setor Bueno, na capital.
Comentários: