A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou 1.669 atendimentos de saúde durante o Goiás Social, realizado nos dias 11 e 12 de junho, no Setor Morada do Sol, na Região Noroeste de Goiânia.
Uma ação conjunta entre a SES, Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), Centro de Referência em Oftalmologia, da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou diversos serviços gratuitos à comunidade local.
Atendimentos de saúde
O serviço de oftalmologia foi um dos destaques da ação, com 808 atendimentos, sendo 520 pacientes beneficiados com óculos; 162 encaminhamentos para especialidades, como glaucoma, catarata, retina e pterígio, entre outros.
A SES também aplicou 269 doses de vacinas e realizou 90 mamografias, além de promover 35 triagens para detecção de câncer de pele.
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) também esteve presente no Goiás Social contribuindo com a triagem de pacientes.
Ao todo, foram realizadas 70 consultas com médico clínico no local. A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) contribuiu com ações de triagem rápida e prevenção de doenças crônicas, realizando 397 atendimentos, entre aferições de pressão arterial e testes de glicemia.
Durante a ação, também foi reforçada a estratégia de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de insumos de prevenção, incluindo preservativos masculinos e femininos, autotestes e unidades de gel lubrificante.
Para a coordenadora de Processos Administrativos da Gerência das Regionais de Saúde da SES-GO, Tânia Gláucia Moreira, falar sobre as ações de saúde dentro do Goiás Social não é mencionar apenas de números de consultas e exames realizados.
“É falar de dignidade. É olhar para a nossa população mais vulnerável e entender que a saúde para eles é a linha que divide o desespero da esperança”, afirmou.
A trabalhadora doméstica Ângela de Cássia Costa, de 51 anos, moradora do Parque Tremendão estava entre os pacientes beneficiados. Ela teve a oportunidade de fazer a mamografia, exame que nunca havia realizado.
“Isso é novidade pra mim. Vi que estavam oferecendo a mamografia e vim para ver se conseguia o atendimento”, contou.
Já a dona de casa Célia Martins, de 50 anos, conseguiu fazer a consulta com o oftalmologista, realizou os exames e já escolheu os óculos que devem ser entregues em até 60 dias pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
“Tem mais de um ano que estava precisando me consultar com um especialista. Estou satisfeita”, disse.
Segundo a coordenadora da SES, Tânia Gláucia, “cada relato que chega com uma vida transformada nos mostra que estamos no caminho certo, mas também aumenta a nossa responsabilidade de fazer o melhor e continuar essa missão”.
O post Saúde realiza mais de 1,6 mil atendimentos durante Goiás Social na Região Noroeste de Goiânia apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

Viver Goiás