Viver Goiás

Domingo, 05 de Maio de 2024
PREFEITURA DE APARECIDA
PREFEITURA DE APARECIDA

Cidades

Projeto "Produção de Texto em Rede” norteia planejamento pedagógico das escolas municipais

Redação
Por Redação
Projeto
Projeto “Produção de Texto em Rede" norteia planejamento pedagógico das escolas municipais: provas realizadas por mais de 50 mil alunos apontam diretrizes para escrita e
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza, desde a última segunda-feira (22/4), um diagnóstico do projeto "Produção de Texto em Rede". O encontro, que ocorre até esta sexta-feira (26/4), no auditório da sede da SME, reúne os coordenadores pedagógicos para planejar intervenções de acordo com os resultados do exame.

"O Projeto envolve o acompanhamento do aprendizado de escrita e leitura dos alunos. O objetivo é garantir um ‘termômetro’ de como nossos estudantes estão se desenvolvendo", explica o titular da Gerência de Educação Fundamental da Infância e da Adolescência (Gerefia), Marcelo Ferreira.

As provas do projeto "Produção de Texto em Rede" foram aplicadas no dia 20 de fevereiro deste ano a mais 50 mil estudantes das escolas municipais de Goiânia, durante o horário de aula. Foram avaliados alunos do Ensino Fundamental (3° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2° período ao 6° período.

Publicidade

"Os indicadores do projeto apontam que um de nossos desafios pedagógicos é o de estimular ainda mais a leitura e a escrita dos estudantes. É preciso aperfeiçoar a coesão e a coerência em seus textos", ressaltou a pedagoga Ana Lúcia Sarmento. Ela salientou que é importante mobilizar os alunos em torno de temas e dos assuntos preferidos da turma. Ana Lúcia também destacou que uma prática que tem se revelado eficiente, no incentivo da leitura e escrita, são os estudos em grupo, principalmente do 6º ao 9º ano.

Marcelo Ferreira, por sua vez, enfatizou que o processo de aprendizado da leitura e escrita também deve ser exercitado durante as aulas em outras disciplinas. "A nossa responsabilidade é grande: toda comunidade pedagógica deve ter um olhar bastante atento às necessidades de nosso aluno, para garantir a esses jovens o direito a uma educação efetiva", concluiu.

Fotos: Eulices Maria

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )