Viver Goiás

Terça-feira, 28 de Junho de 2022

Notícias Cidades

Prefeitura de Goiânia orienta feirantes sobre acondicionamento correto do lixo, durante programação da Semana da Compostagem 2022

Prefeitura de Goiânia orienta feirantes sobre  acondicionamento correto do lixo, durante programação da Semana da Compostagem 2022
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), acompanhou, neste sábado (30/04), colaboradores do Instituto Goiás Lixo Zero em orientação aos feirantes da feira livre do Setor Bueno, sobre o acondicionamento correto do lixo. A medida integra programação da Semana da Compostagem 2022.

Objetivo é conscientizar o feirante sobre a necessidade e importância de fazer toda limpeza da barraca, recolhimento e ensacamento do lixo, respectivamente separados entre orgânico, seletivo e rejeitos. Lixos orgânicos são encaminhados para a compostagem, e os recicláveis às cooperativas, de modo a preservar o meio ambiente e contribuir com a geração de renda. À Comurg, cabe a coleta dos rejeitos.

"Intuito é evitar que resíduos como caixas de madeiras, cascas de frutas, verduras, palhas, alimentos e outros itens sejam descartados de forma irregular nas imediações das feiras", ressalta o embaixador do Instituto Lixo Zero Goiás (ILZ), Filemon Tiago, que é o coordenador da Semana da Compostagem em Goiânia.

Segundo ele, os resíduos coletados na feira neste sábado serão encaminhados para pesagem e triagem. No próximo sábado (08/05), será apresentado o diagnóstico desses materiais.

"Queremos despertar a atenção dos feirantes e da sociedade para a importância e o valor dos resíduos que são produzidos diariamente, bem como a necessidade de tratá-los de forma digna e sustentável", frisa.

Em Goiânia, existem 122 feiras livres. Elas são responsáveis por 20% dos resíduos orgânicos coletados pela Comurg durante o mês. As feiras representam mais de 2.630 metros quadrados de áreas que são varridas e limpas regularmente, dentro da programação da Companhia.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, ressalta que essas iniciativas contribuem com a limpeza da cidade e qualidade de vida dos goianienses. "Após a realização das feiras livres na cidade, os dejetos são deixados nas calçadas, causam mau cheiro e poluem as imediações. Com a medida, os feirantes vão separar todo lixo, encaminhando o orgânico para a compostagem, o reciclável para as cooperativas, e os rejeitos a Comurg recolhe. A medida promove mais higienização e organização", destaca.

A ação é organizada em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Projeto Conato, Guardiões do Meia Ponte, Goiânia Lixo Zero, e os Composteiros do Brasil.

Fotos: Luciano Magalhães/Comurg

Legenda
Prefeitura de Goiânia orienta feirantes sobre acondicionamento correto do lixo, durante programação da Semana da Compostagem 2022: objetivo é evitar que resíduos sejam descartados de forma irregular nas imediações das feiras

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: link
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )