Viver Goiás

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025
BOOMERANG TUR
BOOMERANG TUR

Cidades

Maternidade Dona Íris promove roda de conversa com mães de bebês internados

Redação
Por Redação
Maternidade Dona Íris promove roda de conversa com mães de bebês internados
Mães em internação no HMDI participam de roda de
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) realizou, nesta terça-feira (2/9), mais uma edição do Projeto Vem para a Roda, iniciativa promovida semanalmente pelo Serviço Social da unidade, em parceria com diferentes áreas assistenciais. O encontro tem como objetivo acolher e orientar mães de bebês internados na UTI Neonatal (Utin) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin).

De acordo com a assistente social Lilian José de Oliveira, a atividade é uma importante estratégia de humanização e de apoio às famílias. "A roda de conversa é uma forma de acolher essas mães, que muitas vezes estão em um momento de vulnerabilidade, tristes por estarem com seus filhos internados. É um espaço de escuta e de orientação, em que abordamos temas importantes, como o aleitamento materno e o contato pele a pele. Quando a mãe permanece mais tempo na unidade, maiores são os benefícios para a criança, e nós incentivamos essa permanência de forma afetiva e respeitosa", explicou.

A iniciativa integra o Manual do Método Canguru, preconizado pelo Ministério da Saúde, e é parte essencial da rotina do HMDI, que busca promover o vínculo mãe-bebê, a humanização do cuidado e a troca de experiências entre famílias e profissionais. A cada semana, um profissional diferente participa da roda, abordando aspectos que envolvem os cuidados e a vivência materna durante o período de internação. Nesta edição, a roda contou com a participação da psicóloga Geórgia Dias dos Santos, que conduziu uma dinâmica voltada à expressão de sentimentos.

"Criamos um momento de escuta ativa, em que as mães puderam falar sobre suas emoções, medos e recursos de fortalecimento que utilizam neste período de internação. Muitas vivem situações totalmente novas, que nunca imaginaram enfrentar. Nesse espaço, além do acolhimento, conseguimos esclarecer dúvidas sobre os cuidados com o bebê prematuro, tanto durante a hospitalização quanto após a alta, fortalecendo a autonomia das mães para esse processo", destacou.

Para Aline Borges da Silva, que está com o bebê internado na Utin, o projeto é um verdadeiro alívio para as mães. "O que vivemos ali pelos nossos pequenos não é fácil, é estressante, é cansativo. Então, poder conversar, compartilhar com outras mães, é algo muito bom. Eu fiquei muito feliz. Cada mãe que se expressa traz uma emoção diferente, e isso toca profundamente a gente. Muito obrigada por esse momento, porque tem dias que é exatamente disso que a gente precisa", relatou.

Foto: SMS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )