Viver Goiás

Terça-feira, 30 de Abril de 2024
PREFEITURA DE APARECIDA
PREFEITURA DE APARECIDA

Noticias

Goiás Social participa da Semana dos Povos Indígenas

Evento discute a garantia de direitos dos povos indígenas, além de disponibilizar serviços gratuitos à comunidade O post Goiás Social participa da Semana dos Povos Indígenas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Redação
Por Redação
Goiás Social participa da Semana dos Povos Indígenas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Goiás Social participa da Semana dos Povos Indígenas

Com o tema Autodeterminação dos Povos Originários no Brasil: Desafios Atuais e Futuros, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), realiza a Semana dos Povos Indígenas, que teve início na última segunda-feira (15/04) e segue até a próxima sexta-feira (19/04).

O evento também conta com a participação de museus, prefeituras, movimentos sociais e entidades culturais.

Goiás Social

O Goiás Social, por meio da Seds, também leva diversos benefícios ao público indígena participante do evento e à comunidade visitante. Dentre eles:

Publicidade
  • o Dignidade Menstrual,
  • Passaporte da Pessoa Idosa,
  • Carteira do Autista,
  • Passe Livre da Pessoa com Deficiência,
  • orientações do Protocolo Goiás Por Elas e
  • cortes de cabelo.

Semana dos Povos Indígenas

A partir de debates, atividades culturais e mostra de filmes, o evento busca ampliar a discussão sobre o princípio da autodeterminação dos povos, que garante a eles o direito de decidirem sobre seu presente e futuro, preservando sua cultura.

A Superintendência da Igualdade Racial da Seds participou do debate sobre encontros multiétnicos, com o tema Indígenas no contexto urbano para além do território.

Inclusão

A DPE-GO, em parceria com o Goiás Social, oferece o serviço de inclusão do nome da etnia indígena nos documentos de identificação. Os interessados protocolam o requerimento, que segue para as devidas instâncias jurídicas, para consumar a retificação.

O gerente de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas da Seds, Sinvaldo Oliveira, é um dos que fará a inclusão do nome na língua do seu povo, Wahuká, que ele pretende tornar oficial nos documentos.

Marco para indígenas goianos

O gerente destaca a importância desta ação, considerando um marco para os indígenas goianos. “É muito gratificante, porque a maioria dos indígenas não tem o nome da etnia nos seus documentos, como é o meu caso”, completa Wahuká.

O post Goiás Social participa da Semana dos Povos Indígenas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

FONTE/CRÉDITOS: Hosana Alves
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )