Viver Goiás

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
APARECIDA DE GOIÂNIA
APARECIDA DE GOIÂNIA

Cidades

Goiânia realiza acolhimento de crianças afastadas do convívio familiar

Redação
Por Redação
Goiânia realiza acolhimento de crianças afastadas do convívio familiar
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), realiza o acolhimento de crianças de 0 a 12 anos afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, que tiveram seus direitos violados, seja em virtude de abandono, maus-tratos, negligência ou mesmo se o responsável encontra-se temporariamente impossibilitado de cumprir a função de cuidar e proteger.

O acolhimento institucional provisório, por meio de medida protetiva de acolhimento institucional (ECA, Art. 98), é realizado no Residencial Professor Niso Prego, abrigo municipal administrado pela Sedhs que atualmente acolhe 20 crianças. Destaca-se como objetivo da instituição, ações diretamente relacionadas à garantia da proteção integral da criança.

Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Zé Antônio destaca a importância do trabalho prestado no espaço. "Nós sabemos a importância desta unidade e quanto o trabalho realizado aqui por todos os profissionais envolvidos é importante para essas crianças, que precisam de amor, carinho e atenção", afirma.

Publicidade

Ele destaca que são trabalhados o desenvolvimento pessoal e social da criança acolhida, bem como a construção, ressignificação de valores, expressão de sentimentos e fortalecimento dos vínculos familiares, além do apoio técnico ao Juizado da Infância e Juventude.

"É nosso dever garantir a dignidade e o conforto das crianças que estão temporariamente afastadas do convívio familiar e são acolhidas em nosso abrigo", ressalta o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

O trabalho visa reinserir a criança na família de origem, extensa, ou em último caso, quando esgotadas todas as possibilidades, a colocação da criança em família substituta, que é a adoção. Esse processo é coordenado pelo juizado da Infância e Juventude, realizado através do Cadastro Nacional.

Hiago Miguel, da editoria de Desenvolvimento Humano e Social

Comentários:
Prefeitura de Aparecida
Prefeitura de Aparecida

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )