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Escola de Governo completa 60 anos e supera recordes de capacitação

Redação
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Escola de Governo completa 60 anos e supera recordes de capacitação
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A Escola de Governo completa em novembro 60 anos na formação, capacitação e seleção de servidores públicos do Estado de Goiás. Com recentes recordes de números de colaboradores em cursos oferecidos, a unidade renova seu compromisso com o desenvolvimento de competências que habilitem os servidores a desempenharem suas funções com cada vez mais perícia e qualidade. Este ano, até outubro de 2021, já foram diplomadas mais de 21 mil pessoas que concluíram algum dos cursos da entidade. São quase 40 mil apenas a partir de 2019.

Os números referentes à atuação da Escola de Governo nos quase três anos da gestão do governador Ronaldo Caiado superam a quantidade total de colaboradores qualificados nos nove anos anteriores. Entre 2010 e 2018, 30.800 servidores passaram por alguma formação da instituição - entre 2019 e outubro de 2021, já foram 39.787.

"Os dados comprovam o compromisso e o investimento da atual administração do Estado na melhoria contínua dos serviços públicos, por meio da qualificação de quem atua diretamente na entrega à população. É uma política de resultados positivos", enfatiza o secretário da Administração, Bruno D’Abadia.

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Além dos quase 40 mil servidores certificados em cursos e eventos de curta duração, desde 2019, a Escola de Governo também diplomou 55 colaboradores do Estado de Goiás no curso de pós-graduação em Gestão Pública Contemporânea e 42 no de graduação em Gestão Pública. Além disso, implementou o Programa de Certificação em Compliance Público, com carga horária de 180 horas - mais de 6 mil servidores já passaram pelas capacitações da proposta - e iniciou o seu primeiro curso de mestrado profissional em Economia do Setor Público, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

Superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa afirma que a evolução nos números e também na oferta de cursos e capacitações se deu em decorrência do processo intenso de reestruturação pelo qual a unidade passou a partir do início da atual gestão. "Desde 2019, realizamos diferentes ações para otimizar os processos de gestão da escola, tais como: diagnóstico, benchmarking em outras Escolas de Governo, como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e ampliamos o quadro de servidores. Assim, iniciamos a modernização dos procedimentos", explica ela.

A reestruturação e as mudanças promovidas têm tido efeito positivo. Tanto que, em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, a Escola de Governo se reinventou para oferecer cursos e capacitações em formatos a distância e remoto, desenvolvendo um ambiente de aprendizagem on-line. A participação dos servidores estaduais superou as expectativas e deu espaço para a criação de mais turmas. O índice de satisfação dos cursos realizados entre 2019 e outubro de 2021 se manteve acima de 96%.

História

A Escola do Serviço Público foi criada em 14 de novembro de 1961, pela Lei 3.999. De lá até os dias de hoje, já foi Fundação Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Servidor Civil, a partir de 1988, e passou a ser chamada, em 1999, de Diretoria de Administração de Recursos e Escola de Governo. Em 2002, seu nome foi alterado duas vezes: primeiro para Diretoria de Gestão de Pessoas e Escola de Governo e, depois, se tornou a Gerência Executiva da Escola de Governo. Em 2008, se tornou Centro de Educação Profissional Escola de Governo, para, enfim, se tornar uma superintendência em 2011.

Desde 2019, a partir da nova organização administrativa estadual instituída pela Lei 20.491, a Superintendência da Escola de Governo é um dos braços da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração (Sead). Se, no início, o objetivo era ampliar os conhecimentos dos servidores, hoje, a Escola de Governo busca desenvolver competências, com foco em conhecimento, inovação e resultados, apoiando-se em valores como ética, transparência e eficiência.

Entre os objetivos da superintendência estão: planejar e implementar políticas de formação inicial, de aperfeiçoamento e de formação de lideranças; promover cooperação técnica e parcerias com municípios e instituições públicas e privadas; promover eventos, congressos, simpósios e encontros com foco na disseminação de boas práticas na administração pública; realizar concursos públicos e outros processos seletivos; e promover a capacitação continuada e permanente dos servidores estaduais.

Fonte: Secretaria de Estado da Administração (Sead)

Fonte: Governo GO
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