Viver Goiás

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022

Notícias Noticias

Caiado vistoria obra de ponte que liga Santa Tereza de Goiás a Formoso

Caiado vistoria obra de ponte que liga Santa Tereza de Goiás a Formoso
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em agenda por municípios do Nordeste e Norte goianos desde o dia 30 de dezembro, o governador Ronaldo Caiado esteve, nesta terça-feira (5/1), em Formoso e Santa Tereza de Goiás. Primeiramente, ele vistoriou as obras da ponte sobre o Rio Santa Tereza, no km 344 da GO-241, que faz a ligação entre as duas cidades. Em seguida, seguiu para os municípios, acompanhado de autoridades da região.

"Nosso objetivo é dar trafegabilidade o mais rápido possível à rodovia, que não é apenas a ligação entre dois municípios. Isso aqui é um eixo extremamente importante do nosso Norte do Estado e, também, de acesso ao Tocantins. Nós não brincamos em serviço", pontuou Caiado.

No local, o governador conversou com trabalhadores da obra, com o prefeito de Formoso, Halison Macedo dos Santos, o Halison do Leilão, e com populares que estavam dos dois lados da ponte, que está interditada desde o dia 25 de dezembro, quando a água do rio atingiu a altura da pista e encobriu a passagem. Como as chuvas não cessaram, o alagamento e a correnteza causaram danos ao encabeçamento, mas sem comprometer a estrutura de concreto.

"O povo aqui está com vontade é de passar pela ponte. A gente vê a importância da estrutura quando ficamos sem ela. Aí a gente dá valor", observou Caiado. Ele garantiu à população que, após preencherem com pedras e finalizarem o novo aterro, serão feitas também pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) as laterais, para dar mais segurança aos usuários.

Equipes da Goinfra trabalham, também, na mesma pista, na construção do bueiro sobre o Córrego Barreiro, no trecho entre Mutunópolis e Estrela do Norte. Nos dois casos, a previsão é de que sejam finalizadas as intervenções em 20 dias trabalhados, segundo a agência, que mantém programação de ações emergenciais e equipes de manutenção de plantão por toda a região para garantir trafegabilidade e segurança, além de solucionar os estragos causados pelas fortes chuvas que caem há quase 10 dias na região e que devem continuar por outros 10.

O prefeito Halison agradeceu ao governador pela presença no local da obra e à atenção dada aos municípios, principalmente neste momento de dificuldades, no enfrentamento aos danos causados pelas chuvas. Ele ressaltou que o atual governo tem feito de forma igualitária a distribuição dos recursos do Estado. "Estamos todos torcendo e lutando para que o Estado de Goiás continue nas mãos de pessoas que têm idoneidade, responsabilidade para conduzir os recursos com responsabilidade, como o senhor tem feito", disse ele.

Em Santa Tereza de Goiás, o prefeito do município, Edson Palmeiras dos Santos ressaltou a importância do programa Patrulha Mecanizada, anunciado pelo governador Ronaldo Caiado em dezembro do ano passado, para auxiliar as prefeituras na manutenção das estradas vicinais. "Vai nos beneficiar muito, principalmente os municípios mais carentes. Todos os municípios, hoje, com essa situação de chuva, estão com as estradas degradadas. É um programa que vem em um momento muito bom", afirmou.

Com início programado para este mês de janeiro, oito novas patrulhas mecanizadas ficarão à disposição das prefeituras para a execução de serviços de melhorias nas vias vicinais, em zonas rurais. 

A prefeita de Montividiu do Norte, Jacira Martins Fernandes Paiva, a Cirinha da Farmácia, fez questão de agradecer ao governador pelo auxílio aos municípios e, sobretudo, aos do Norte e Nordeste. "O senhor veio aqui para dar a sua palavra de fazer essa obra na ponte, tão almejada neste momento. Todo mundo está sofrendo, e o senhor não gosta de sofrimento. O senhor quer o melhor para nossa população. Nós acreditamos na sua administração", disse.

Socorro

Desde o dia 30 de dezembro, o governador acompanha de perto as dificuldades das famílias que estão ilhadas e a distribuição de alimentos, água e medicamentos nas duas regiões. Nesta segunda-feira (4/1), em reunião virtual, Caiado pediu ajuda à bancada federal de Goiás para que o Estado seja incluído na lista de unidades federativas que terão acesso aos recursos da medida provisória que destina R$ 700 milhões, do Ministério do Desenvolvimento Regional, às regiões afetadas pelas chuvas. "Não é justo que nosso Estado seja deixado de lado, uma vez que também foi duramente penalizado pelas cheias", ponderou o governador.

"Desde o dia 30 que estou no Nordeste goiano. Lá, a chuva penalizou demais as comunidades, várias ficaram 100% isoladas. Rodovias também foram totalmente inviabilizadas. O eixo principal do Nordeste goiano, que é a GO-118, foi 100% interrompido. Foram dias muito difíceis, mas, graças a Deus, demos conta de abastecer com alimentos, medicamentos e água, todas as comunidades. Hoje, vim para cá ver também esse grande transtorno para vocês. Pois temos que estar juntos. Vocês sabem, fui criado desse jeito", ressaltou o governador.

Participam também das agendas em Formoso e Santa Tereza vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, primeiras-damas e outras autoridades das duas cidades.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Governo GO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )