Viver Goiás

Domingo, 28 de Abril de 2024
PREFEITURA DE APARECIDA
PREFEITURA DE APARECIDA

Noticias

2º Seminário de Educação Inclusiva recebe inscrições até esta quarta

Agência Cora

Redação
Por Redação
2º Seminário de Educação Inclusiva recebe inscrições até esta quarta
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prazo de inscrição para o 2º Seminário de Educação Inclusiva termina às 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira (28/02). Para participar, os interessados devem acessar o hotsite do evento: https://fimtpoder-eventos.com/seminario/inscricoes/ e realizar a inscrição gratuitamente.

O seminário é destinado aos profissionais da Educação das redes pública e privada de ensino, conselho estadual de educação, sindicatos de trabalhadores em educação, sindicatos das escolas particulares, associações de escolas particulares, associações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da educação inclusiva, integrantes a OAB/GO e sociedade civil em geral. 

Com a realização do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS – FIMTPODER, em parceria com o  Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO), o evento será nos dias 1º e 2 de março de 2024, no Centro de Convenções de Goiânia.

Publicidade

Esta edição tem como tema: “Inclusão escolar da pessoa com deficiência: a importância do profissional de apoio na educação básica e no ensino superior”. 

Para a coordenadora FIMTPODER, Elizabeth Campos, o evento é mais uma iniciativa que a entidade propõe para contribuir para a inclusão das novas gerações de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 

Dados

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) trazem que, em julho de 2023, 8,5% da população de Goiás possuía algum nível de deficiência. Isso significa dizer que 606 mil habitantes na faixa etária acima de dois anos apresentam alguma dificuldade funcional.

Quando analisamos os números relativos à educação, 536 mil habitantes com deficiência na faixa etária com 25 anos ou mais têm escolaridade inferior ao nível fundamental completo e apenas 39 mil, possuem ensino superior completo. 

“Ao longo dos nossos mais de dez anos de atuação na inclusão da pessoa com deficiência e dos reabilitados do INSS  no mercado de trabalho em Goiás, percebemos que precisamos agir já nos primeiros anos da formação educacional da pessoa com deficiência. E para isso, é preciso que estejamos junto tanto dos agentes públicos que formulam as leis, quanto dos profissionais de educação para que as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) sejam incluídas e acolhidas com qualidade nas redes pública e privada de ensinos infantil, fundamental, médio e superior em nosso estado”, explica a coordenadora do FIMTPODER. 

Programação do 2º Seminário de Educação Inclusiva

A abertura do evento contará com a palestra magna “Parecer do Conselho Nacional de Educação relativo às Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA”, que será proferida pela Procuradora do Trabalho e Doutora em Direito Coletivo do Trabalho pela Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália, e autora de diversas obras publicadas sobre direitos das pessoas com deficiência, Maria Aparecida Gurgel.

A palestra de encerramento ficará sob a regência do escritor e mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fabrício Carpinejar, que falará sobre a  função terapêutica do elogio. 

Serviço

2º Seminário de Educação InclusivaQuando: 1 e 2 de março de 2024 (sexta-feira e sábado)Onde: Centro de Convenções de Goiânia – Teatro Goiânia – Rua 4, nº 1400, Centro, Goiânia GoiásHorários:  01 de março: das 17h às 21h / 02 de março: das 7h30 às 18h.

O post 2º Seminário de Educação Inclusiva recebe inscrições até esta quarta apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

FONTE/CRÉDITOS: Juliana Carnevalli
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )