Viver Goiás

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Cidades

Prefeitura distribui mais de 78 mil preservativos, lubrificantes e autotestes de HIV em terminais de ônibus

Redação
Por Redação
Prefeitura distribui mais de 78 mil preservativos, lubrificantes e autotestes de HIV em terminais de ônibus
Atual gestão trabalha na ampliação da política de testagem, diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) / Foto:
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Goiânia entregou, nesta semana, preservativos e autotestes de HIV em terminais de ônibus da cidade. A ação foi realizada nos terminais Praça A, Padre Pelágio e Praça da Bíblia, com o objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde sexual durante o Carnaval. Ao todo, foram distribuídos 64.800 preservativos, mais de 12 mil lubrificantes e 1.080 autotestes.

Além de realizar a ação na rede pública de transporte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza preservativos em todas as unidades de saúde. Para ampliar a política de testagem, diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o município, em parceria com o governo de Goiás, trabalha na ampliação da disponibilização de testes para detecção de HIV, sífilis e Hepatites B e C na rede pública municipal.

O novo protocolo prevê que os testes, que atualmente estão disponíveis nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) e unidades de referência, sejam disponibilizados também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com essa medida, os pacientes terão acesso ao teste como parte obrigatória do processo de triagem nas unidades de saúde.

Publicidade

Para a realização dos testes rápidos, são utilizadas amostras de sangue da polpa digital, punção venosa ou fluido oral (para exame exclusivo do HIV). O material é submetido ao reagente que fornece o resultado. O diagnóstico sai em até 30 minutos e quando o resultado é positivo para HIV o paciente já é encaminhado para o tratamento específico.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )