Viver Goiás

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Cidades

Prefeitura disponibiliza laser para tratamento odontológico em unidades de saúde de Goiânia

Redação
Por Redação
Prefeitura disponibiliza laser para tratamento odontológico em unidades de saúde de Goiânia
Prefeitura de Goiânia disponibiliza laser para tratamento odontológico no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Jardim América, e no Ciams Novo Horizonte; tecnologia ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças bucais /
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Empenhada em aprimorar os serviços de saúde da cidade, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investe em um programa cujo objetivo é proporcionar atendimento odontológico de excelência e qualidade à população, que agora tem à sua disposição o laser de baixa potência para auxiliar em tratamentos dentários. O equipamento já está disponível em duas unidades de saúde: Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Jardim América e no Ciams Novo Horizonte.

A diretora de Apoio Assistencial da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Acácia Spirandelli, explica que a disponibilidade do aparelho nas unidades de saúde oferece uma série de benefícios tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças bucais. "Em termos de tratamento, o uso do laser proporciona uma abordagem terapêutica avançada e pouco invasiva. Já na prevenção, o equipamento atua como uma ferramenta eficaz no tratamento de aftas, herpes oral, mucosite e no processo de limpeza dos canais dentários.

Acácia reforça ainda que as aplicações do laser ajudam a evitar o desenvolvimento de complicações pós-operatórias, auxilia na diminuição do sangramento durante procedimentos cirúrgicos e na manutenção da saúde bucal dos pacientes em condições ideais. "O laser é um recurso que produz um efeito de regeneração celular e auxilia na cicatrização dos tecidos. Dessa forma, o seu uso em procedimentos ajuda aliviar a dor, reduz edemas (inchaços), auxilia na eliminação de bactérias e diminui a infecção ou inflamação dos tecidos", explica.

Publicidade

Indicação do laser
O laser é indicado para diversas especialidades como endodontia, periodontia e cirurgia bucomaxilofacial. Na endodontia, por exemplo, ele pode ser empregado na desinfecção dos canais radiculares. Na periodontia, auxilia na remoção de tecido inflamado. Já na cirurgia, o aparelho pode ser utilizado em cortes precisos e pouco invasivos, reduzindo o trauma tecidual.

A indicação e a contraindicação da laserterapia são realizadas pelos profissionais após uma avaliação criteriosa do paciente. O profissional avalia diversos fatores, como tipo e estágio da doença, a presença de condições médicas subjacentes e a resposta do paciente a tratamentos prévios. O tratamento é contraindicado para pacientes que possuem algum tipo de doença sistêmica não controlada tipo: anemia, diabetes e câncer, ou possuem implantes e dispositivos eletrônicos na região a ser tratada.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia - GO

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )