Viver Goiás

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Noticias

Hospital de Trindade orienta como prevenir queda de idosos

Geriatra alerta que acidentes, evitáveis com cuidados simples e que proporcionam mais segurança, podem resultar em pedra de independência O post Hospital de Trindade orienta como prevenir queda de idosos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Redação
Por Redação
Hospital de Trindade orienta como prevenir queda de idosos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Hospital de Trindade orienta como prevenir queda de idosos

Ao longo do envelhecimento, o risco de quedas aumenta significativamente. Entre idosos com 80 anos ou mais, cerca de 40% sofrem ao menos uma queda a cada ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Diante dessa realidade e com foco no bem-estar da população idosa, a equipe médica do pronto-socorro do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) preparou orientações para prevenir esses acidentes.

A geriatra do pronto-socorro da unidade Natália Sardinha alerta que as quedas podem resultar em perda de independência, o que muitas vezes leva o idoso a desenvolver quadros de depressão. Além disso, podem ser indício de alguma doença. Ela enfatiza a importância de buscar orientação médica, mesmo que o idoso não apresente ferimentos aparentes, para garantir uma investigação adequada.

Publicidade

Revisão sensorial

A médica do Hetran ressalta a necessidade de cuidados especiais.

“É importante realizar uma revisão sensorial completa, que inclui avaliar a visão, ajustar o grau dos óculos, avaliar a audição, o equilíbrio (sistema labiríntico), além de revisar o sistema osteomuscular, para tratar a perda muscular e checar a necessidade de vitaminas”, explica.

“Uma revisão neurológica também é importante, já que a redução da cognição aumenta o risco de quedas”, acrescenta. Essas medidas ajudam a melhorar a qualidade de vida dos idosos e prevenir acidentes.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas em idosos acontecem dentro de casa. “É preciso cuidado com desníveis de piso, escadas, corredores estreitos e móveis mal posicionados. Além disso, atenção a animais de estimação, brinquedos espalhados e à iluminação, que podem afetar a mobilidade. Estar atento aos detalhes faz toda a diferença”, ressalta Natalia Sardinha.

Outro ponto importante, segundo a médica, é a síndrome pós queda. Muitos idosos, após uma queda, tornam-se cada vez mais inativos, e a família, por medo de novos acidentes, acaba reforçando essa imobilidade.

“É fundamental continuar estimulando a movimentação para evitar a síndrome da fragilidade e da imobilidade”, conclui a geriatra.

O post Hospital de Trindade orienta como prevenir queda de idosos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

FONTE/CRÉDITOS: Kattia Barreto
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )