Viver Goiás

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Noticias

HCN realiza 3ª captação de órgãos para doação

Captação de rins e córneas foi realizada com apoio da equipe da Central Estadual de Transplantes, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás O post HCN realiza 3ª captação de órgãos para doação apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Redação
Por Redação
HCN realiza 3ª captação de órgãos para doação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Referência em Goiás, HCN realiza captação de órgãos para doação

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, realizou sua terceira captação de órgãos para transplante deste ano. São rins e córneas, que vão atender as pessoas que aguardam na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A doadora era uma mulher de 27 anos, que teve morte encefálica determinada por protocolos seguidos por lei.

Depois da autorização da família, o procedimento foi feito com o apoio da equipe de médicos e enfermeiros da Central Estadual de Transplantes (CET), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), da Fundação Banco de Olhos, além do suporte logístico do Corpo de Bombeiros, que realizou o transporte aéreo da equipe e dos órgãos captados.

Referência em Goiás

Referência no estado e no Sistema Único de Saúde (SUS), o HCN, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), se consolidou como referência em captação. Esta já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse tipo de coleta.

Publicidade

Segundo o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha, o tratamento humanizado é de extrema importância.

“O momento é muito delicado e, para obtermos a autorização dos familiares, existe um serviço de acolhimento. Por isso, é necessário trabalharmos, cada vez mais, na capacitação dos nossos profissionais, para o melhor atendimento às famílias doadoras”, explica.

Ele destaca que o hospital se tornou um grande aliado dessa causa, instruindo e estimulando familiares e pacientes para a importância de ser um doador.

Apesar da difícil decisão e da dor da perda, as famílias são abordadas e amparadas pela equipe multidisciplinar da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da unidade, composta pelo serviço social, psicólogos, equipe médica e de enfermagem, entre outros departamentos importantes para a efetivação da captação.

“Milhares de vidas são salvas graças à doação de órgãos. O transplante pode ser a única esperança de vida ou uma oportunidade de recomeço para as pessoas que precisam da doação, por isso é importante sempre falarmos sobre o tema e incentivarmos a doação”, destaca o presidente da Cihdott do HCN, Dieimys Lucas Cândido.

A posição da pessoa na lista de espera para doação de órgãos depende de diversos fatores, tais como compatibilidade, idade, doenças associadas e grau de urgência, conforme avaliação da equipe cirúrgica e sempre com o conhecimento do receptor.

Quem regula a lista é o Sistema Único de Saúde (SUS) e os órgãos doados vão para pacientes que aguardam na fila nacional única, controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Saiba mais

HCN registra aumento dos casos de gripe e orienta sobre cuidados

Centro de Oncologia do HCN realiza mais de 44 mil atendimentos em 2 anos

HCN realiza mais de 215 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

O post HCN realiza 3ª captação de órgãos para doação apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

FONTE/CRÉDITOS: Hosana Alves
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )