Viver Goiás

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025

Noticias

Agrodefesa alerta para prazos de semeadura do algodão

Prazo termina em 10 de fevereiro, para algumas regiões. Medida quer diminuir prejuízos causados pelo bicudo-do-algodoeiro, principal praga que afeta a cultura O post Agrodefesa alerta para prazos de semeadura do algodão apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Redação
Por Redação
Agrodefesa alerta para prazos de semeadura do algodão
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Agrodefesa alerta para o fim dos prazos de semeadura do algodão em municípios goianos

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informa que termina na próxima segunda-feira (10/02) o prazo para a semeadura de algodão em 103 municípios goianos, que ficam nas regiões 1 e 2 estabelecidas na Instrução Normativa Estadual nº 04/2019.

Na região 3, que envolve 54 municípios, o prazo da semeadura terminou no último dia 31 de janeiro. Já na região 4, que cobre os municípios restantes – 89 municípios – o calendário de semeadura teve início em 21 de janeiro e termina em 15 de abril

A determinação faz parte das medidas fitossanitárias estabelecidas pelo Governo de Goiás para a prevenção e o controle do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), principal praga que afeta a cultura no Estado.

Publicidade

“É importante que os produtores cumpram com os prazos definidos na legislação, para evitarmos as infestações pela praga e, assim, alcançarmos bons índices de produtividade e produção”, reforça a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio. “Lembrando, ainda, que o calendário de semeadura é uma das medidas fitossanitárias obrigatórias fiscalizadas pela Agrodefesa”.

Cadastro de propriedades

A Agrodefesa alerta, também, que o cadastro de todas as lavouras de algodão é obrigatório junto ao órgão e deve ser feito no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) até 30 dias após a semeadura.

“De posse das informações sobre as lavouras de algodão do Estado, a Agrodefesa pode monitorar a presença de pragas, bem como desenvolver ações com foco na sanidade das lavouras. A cultura do algodão tem uma importância econômica muito grande no Estado de Goiás, com uma cadeia extremamente organizada, qualificada e tecnificada, que gera renda e milhares de empregos no campo e na cidade”, finaliza o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em janeiro, Goiás deve produzir 138,2 mil toneladas de algodão na safra 2024/2025, em uma área plantada de 30,3 mil hectares.

A produção de algodão em pluma deve ser de 55,3 mil toneladas, enquanto que de caroço de algodão a expectativa é de produção de 82,9 mil toneladas.

O post Agrodefesa alerta para prazos de semeadura do algodão apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

FONTE/CRÉDITOS: Kattia Barreto
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )